BMW XM vai ter motor V8 eletrificado com 653 cv

A BMW continua o programa de desenvolvimento do SUV XM que terá um motor V8 eletrificado com 653 cv, sofisticados sistemas de tração integral

A BMW continua o programa de desenvolvimento do SUV XM que terá um motor V8 eletrificado com 653 cv, sofisticados sistemas de tração integral e suspensão. A estreia oficial está prevista para as comemorações do 50º aniversário da BMW M, mas a produção só arranca no final de 2022. Entretanto, a BMW publicou imagens do protótipo camuflado.

A BMW revelou imagens de um protótipo do futuro SUV topo de gama XM, ainda devidamente camuflado e com quase tudo devidamente tapado no habitáculo, tendo também adiantado algumas especificações da versão de entrada deste modelo, designadamente a potência e o binário.

O SUV de elevadas prestações está a cumprir as últimas etapas da fase de desenvolvimento antes da sua apresentação oficial, prevista ainda para este ano.

A versão de entrada do futuro BMW XM vai oferecer uma potência combinada de 653 cv e um binário de 800 Nm, a partir de um "recentemente desenvolvido" motor V8 eletrificado. A oferta será reforçada posteriormente com uma versão mais potente, cuja designação ainda não foi divulgada, mas que provavelmente terá os 748 cv e 1000 Nm do Concept XM apresentado no ano passado. As duas versões serão suficientemente potentes para proporcionarem prestações desportivas a este luxuoso SUV.

A potência será transmitida às quatro rodas através do "primeiro sistema de tração integral para híbridos M xDrive" da BMW com um bloqueio de diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro.

Autonomia elétrica até 80 km

A linha motriz híbrida plug-in vai permitir uma autonomia em modo elétrico de até 80 quilómetros em ciclo WLTP. Todavia, a BMW não divulgou dados relativos à capacidade da bateria nem dos tempos de carregamento, mas confirmou outras especificações técnicas do XM.

O modelo será equipado de série com a suspensão Adaptive M Professional que, pela primeira vez, contará com um sistema eletromecânico de 48V de estabilização do rolamento e uma função de Active Roll Comfort, que se destinam a reduzir o adornamento da carroçaria e a circulação em superfícies pouco lisas. A direção ativa integral também será de série, assim como o sistema de travagem M, específico para este modelo.  

LEIA TAMBÉM
Segundo M de sempre. BMW mostra o seu futuro grande SUV desportivo de luxo

A BMW também irá disponibilizar, em opção, jantes de liga leve M, com dimensões até 23 polegadas. Além das enormes rodas, as imagens oficiais do protótipo de pré-produção também mostram saídas de escape verticais e hexagonais, grupos óticos separados na frente, uma grelha de dimensões generosas e uma carroçaria esculpida.

Habitáculo tapado

O habitáculo está quase todo tapada, escondendo o cockpit digital. No entanto ainda é possível ver os revestimentos em pele vermelha e alguns apontamentos em fibra de carbono na consola central.

Os testes vão continuar em todo o mundo. Algumas unidades já foram "apanhadas" na Alemanha e na África do Sul. A estreia mundial do BMW XM será ainda este ano, ao abrigo das comemorações da BMW M. A produção deste SUV arrancará em dezembro de 2022 na fábrica de Spartanburg, na Alemanha.