Depois de, ainda em novembro de 2021, ter surpreendido ao dar a conhecer um impactante protótipo de nome Concept XM, a BMW passa agora das promessas à realidade e desvenda um super-SUV PHEV, batizado de XM. Proposta que é também o primeiro modelo exclusivamente M em décadas e que, fruto de uma potência que pode chegar aos 745 cv, até pode chegar ainda em 2022!
Muito mais do que uma versão eletrificada do X7, as imagens agora divulgadas mostram, de resto, um modelo de linhas muito mais radicais e agressivas complementadas por uma solução de luzes dianteiras fortemente estilizadas. Elas próprias não apenas parte de uma frente fortemente afirmativa, mas também anunciadoras de um corpo que rivaliza, mais em dimensões que nas linhas - neste último, ultrapassa-as, sem dúvida alguma!... -, com o gigante X7!
De resto e num modelo, também ele, de dimensões quase mastodônticas e em que o comprimento chega aos 5,11 metros, a largura fixa-se nos 2,01 m e a altura atinge os 1,76 m até as próprias jantes acabam impressionando (também) pelo tamanho, graças às 23 polegadas que ostentam. À frente, com pneus 275/35, ao passo que, no eixo traseiro, com borrachas 315/30; valores, acrescente-se, propostos de série, sendo que os clientes também podem optar por outras dimensões... mas mais pequenas!
Primeira proposta exclusivamente M depois do M1, realce, ainda, para o facto deste XM fazer questão de recordar o desportivo de motor central que desapareceu em 1981, nomeadamente, através da colocação de, não um, mas dois emblemas, neste caso, no topo do vidro traseiro. Aos quais se junta, depois e entre muitos outros pormenores, um conjunto de quatro ponteiras de escape, colocadas em posição vertical, além de um emblema específico XM, de contornos dourados.
O BMW M mais potente de sempre
Numa carroçaria fortemente musculada e marcante, o primeiro sinal de que este é um 'M' diferente, também na propulsão, fruto da presença de uma porta de carregamento no pára-lamas dianteiro esquerdo. A qual "anuncia" que, a par do já conhecido V8 4,4 litros Twin-Turbo de 489 cv de potência e 650 Nm de binário, instalado sob o longo capot dianteiro, existe ainda um motor elétrico, integrado na transmissão automática de oito velocidade, a garantir mais 197 cv.
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Em conjunto, esta solução híbrida plug-in permite, assim, anunciar uma potência máxima combinada de 653 cv de potência e 800 Nm de binário, valores que, também graças à eletrificação, acabam fazendo com que aquele que é também o BMW de produção mais pesado alguma vez construído (são, nada mais, nada menos, que 2.785 kg!) consiga acelerar dos 0 aos 100 Km/h em apenas 4,3 segundos, assim como atingir a velocidade máxima de 250 km/h; isto, se não contar com o M Driver's Package, solução que permite "esticar" este último parâmetro até aos 270 km/h!
No apoio ao motor elétrico, uma bateria de iões de lítio com uma capacidade útil de 25,7 kWh e cujo carregamento, através de uma tomada de 7,4 kW, pode demorar 4,25 horas, além de permitir ao XM circular em modo exclusivamente elétrico durante um máximo de 88 quilómetros e atingir os 140 km/h.
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[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_jante23pol.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_grelharim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_destaque1.jpg]Ainda assim e lá mais para a frente (no Outono), a garantia de chegada de uma estreante versão BMW Label Red, sinónimo, entre outros aspectos, de mais potência, com a BMW a prever que possa chegar aos 748 cv (585 cv do motor de combustão e 197 cv do motor elétrico) e 1.000 Nm de binário.
Fully Equipped
Ao mesmo tempo e porque se trata de um modelo 'M', o anúncio, já nesta versão de lançamento, de atributos como o sistema de quatro rodas direccionais, suspensão eletronicamente ajustável e barras estabilizadoras activas. Estas últimas ativadas através de um sistema elétrico de 48V complementar, que também assegura um ajuste elétrico da altura da carroçaria.
Sobre o sistema de tracção, a BMW revela que o XM vem equipado com tracção integral, embora capaz de priorizar a tracção traseira, em particular, quando no movo 4WD Sport, sendo o modelo contempla ainda um modo 4WD Sand (se calhar, porque os principais mercados deste modelo serão, na óptica da marca, os EUA, a China e o Médio Oriente...), além de um sistema M Hybrid. Neste caso, com três modos de funcionamento: Hybrid, Electric e eControl.
Finalmente, o modelo conta, também, com um sistema de válvulas de escape que variam a sonoridade do motor consoante o modo de condução seleccionado, com o som natural do V8 a ser acompanhado por um segundo som artificial, nos modos Sport e Sport Plus. Solução que a BMW denomina de IconicSounds Electric e que, de resto, predomina quando a circular em modo elétrico.
Com "apenas" cinco lugares
Passando ao interior e embora já sem o toque realmente extravagante exibido pelo XM Concept, o XM de produção destaca-se, desde logo, pelo facto de, exibindo uma longa distância entre eixos de 3,10 metros, oferecer apenas cinco lugares, isto num habitáculo marcado por dois tipos de couro: Vintage Coffee Merino e Soft Nappa. Ao mesmo tempo que, no tejadilho, 100 LEDs provocam sofisticados efeitos de luz, com na base no modo de condução seleccionado.
Já na bagageira, uma capacidade anunciada de 527 litros.
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[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_portafrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_cxvelocidades.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_portatraseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/BMWXMAprs2022Galeria_destaque2.jpg]Já no capítulo do infoentretenimento, este BMW XM recorre à versão mais recente do iDrive 8, mais o respectivo ecrã central de 14,9 polegadas, além de um painel de instrumentos também ele totalmente digital e de 12,3 polegadas, e um head-up display, igualmente proposto de série. Oferecendo, ainda e segundo o fabricante, o mais extenso pacote de sistemas de apoio à condução já disponibilizados num modelo da marca.
Produzido em Spartanburg
A terminar, referir apensas que o XM deverá entrar em produção ainda antes do final deste ano, na fábrica que a BMW possui em Spartanburg, Carolina do Sul, nos EUA, sendo que o modelo já tem, inclusivamente, preço para o mercado norte-americano: a partir de 159.000 dólares, ou seja, pouco mais de 165 mil euros, à cotação atual.
Quanto à prometida versão XM Label Red, entrará em produção em meados de 2023 e deverá chegar ao mercado (norte-americano) com preços a partir de 185.000 dólares; pouco mais de 193 mil euros.