Para repetir? Veja a tentativa (frustrada) do BMW XM em Pikes Peak

BMW mais potente de sempre, o SUV XM foi colocado à prova na Pikes Peak International Hill Climb... e a coisa não correu bem. Veja o vídeo.

BMW mais potente de sempre, o enorme SUV XM foi colocado à prova na edição deste ano da Pikes Peak International Hill Climb... e a coisa não correu bem. Momento registado em vídeo e que, além dos arrepios que provoca, também será o prenúncio de uma nova tentativa, quiçá, ainda este ano.

Materializado naquela que é a sua versão mais radical, denominada Label Red, o BMW XM apresentou-se para a edição deste ano da icónica "subida às nuvens" norte-americana, com o objectivo assumido e declarado de tentar estabelecer um novo recorde do percurso, para SUVs de produção em série.

E a verdade é que, embora as coisas não tenham terminado da forma desejada, até ao momento do acidente que colocou um ponto final nas ambições da BMW USA, tudo corria como previsto. Desde logo, com o piloto norte-americano Matt Mullins a conseguir cumprir os três primeiros rounds de qualificação, inclusive, com tempos abaixo do previsto pela equipa.

Já no dia da corrida, que até teve lugar sob condições meteorológicas a roçar a perfeição, Mullins começou deixando boas indicações, com o XM a acelerar rápido e a fluir sem problemas ao longo do traçado. Até que, numa das curvas, o SUV acaba por abrir demais a trajectória, pisando a sujidade para além da berma, acabando por e mesmo com aquilo que parecem ser as tentativas do piloto de voltar ao alcatrão, ir embater numa árvore.

SUV enorme, com mais de 5 metros e cerca de três toneladas de peso, o BMW XM acaba, então, fazendo uma rotação completa sobre si próprio, terminando, em seguida, sobre as próprias rodas (as três que sobraram...). Sendo que, é já mais tarde, que se percebe que, apesar da violência do embate, o piloto não sofreu qualquer arranhão ou lesão.

LEIA TAMBÉM
Com 748 cv. Modelo mais potente de produção da BMW é o XM Label Red

Embora um pouco longo, o vídeo que relata todos estes momentos foi agora divulgado pela própria BMW, com a curiosidade de, já no final, deixar a garantia de que, apesar da má-sorte, o desafio é "To Be Continued". Ou seja, "Continua".

De resto, sabe-se já que a marca alemã tem previsto lançar um segundo vídeo desta série, muito em breve, dando, assim, continuidade às declarações proferidas então por um porta voz da BMW, segundo as quais e a partir daí, o foco passava a estar "na re-preparação do veículo e no planeamento de uma nova tentativa de bater o recorde, já no final do verão".

Pelos vistos, o segundo vídeo será, precisamente, sobre essa nova tentativa...

https://youtu.be/k036WW62zoM?si=y-v7Dypa1eUJ25K5