Com o Urus na mira. BMW M "atira-se" a Pikes Peak com o enorme XM

Apesar de grande e pesado, a BMW acaba de inscrever-se para a edição deste ano de Pikes Peak, com o seu primeiro modelo M em 40 anos - o XM.

Depois do sucesso alcançado pela Lamborghini com o seu SUV Urus, eis que também a BMW se prepara para fazer a sua tentativa em Pikes Peak, também ela, com o seu mais recente e maior SUV de sempre: o XM. O tira-temas fica, desde já, agendado para 25 de junho de 2023.

A notícia foi avançada pelo site Carscoop, com base na mais recente lista de inscritos divulgada pela organização de uma das mais famosas rampas do mundo, a Pikes Peak International Hill Climb, nos EUA.

Depois das reticências despoletadas com a apresentação deste SUV, cujo comprimento excede os cinco metros, ao mesmo tempo que anuncia um peso a roçar as 2,8 toneladas, a BMW procura, agora, demonstrar as razões que levaram o fabricante a eleger este modelo como o primeiro, em 40 anos, a ser exclusivamente comercializado com o logótipo da sua divisão de performance, a 'M'.

Mesmo com as suas mais de 2,8 toneladas, o BMW XM acredita que, com os seus 748 cv de potência e desempenho dinâmico a condizer, conseguirá tornar-se no SUV mais rápido em Pikes Peak
Mesmo com as suas mais de 2,8 toneladas, o BMW XM acredita que, com os seus 748 cv de potência e desempenho dinâmico a condizer, conseguirá tornar-se no SUV mais rápido em Pikes Peak

De resto e naquilo que poderá ser entendido como o desejo de, não apenas participar, mas lutar por um lugar de destaque na classificação final, inclusive, tentando o recorde da prova, surge o facto da marca alemã apresentar-se à partida para a edição deste ano de Pikes Peak, não com o XM standard, mas com aquela que já foi anunciada como a versão mais potente do SUV PHEV - o XM Red Label, sinónimo de um V8 4,4 litros Twin-Turbo, conjugado com um motor elétrico e caixa de velocidades automática de oito relações, a prometer uma potência combinada na ordem dos 748 cv e um binário máximo de 1.000 Nm.

LEIA TAMBÉM
O primeiro M desde 1981. BMW apresenta o super-SUV XM

Quanto ao condutor que tentará trazer a felicidade para Munique, vencendo as 146 curvas dos cerca de 20 quilómetros que compõe um traçado cuja meta fica a 4,302 m de altitude, trata-se de Matt Mullins, o chefe dos instrutores na BMW Performance Driving School. Mas que é também e a exemplo do XM, um estreante na rampa norte-americana.

Volkswagen ainda detém o recorde

A terminar, recordar que o recorde da subida mais rápida a Pikes Peak está nas mãos da rival Volkswagen, cujo protótipo ID.R conseguiu, em 2018, fazer o trajecto em 7m57,148s, com o piloto francês Romain Dumas ao volante.

Apesar de estabelecido em 2018, o recorde fixado pelo Volkswagen ID.R em Pikes Peak continua intransponível
Apesar de estabelecido em 2018, o recorde fixado pelo Volkswagen ID.R em Pikes Peak continua intransponível

Embora dificilmente possa almejar a um tempo como este, o BMW XM Red Label não deixa de poder ambicionar a, pelo menos, fazer sombra ao Lamborghini Urus Performante que, em 2022 e com o Simone Faggioli ao volante, conseguiu fixar um tempo de 10m32,064s. Marca que é também o melhor registo para o SUV, nesta prova norte-americana.