Apresentado como o primeiro modelo exclusivamente M em mais de 40 anos, o BMW XM é um colosso de design radical, enorme peso bruto e preço não menos avassalador. E que, embora na maior parte dos mercados esteja à venda apenas com um V8 híbrido, noutros, contempla uma mais modesta versão 50e. A qual também faz deste SUV o modelo M mais lento da atualidade!
Lançado inicialmente apenas com uma motorização híbrida plug-in baseada num respeitável V8 4.4 TwinPower Turbo a gasolina de elevado desempenho, a prometer, por si só, 489 cv de potência, em que o acréscimo de um motor elétrico de 197 cv faz disparar a potência combinada para os 653 cv (e, atenção, porque estamos a falar apenas do XM standard…), a verdade é que, hoje em dia, esta já não é a única motorização à disposição do mastodôntico SUV, cujo comprimento chega aos 5,11 metros e o peso roça as 2,8 toneladas (2.785 kg).
Arrastado para uma estratégia que procura a redução das emissões de CO2, no seio da BMW, o XM ganhou, entretanto e em mercados como Portugal, uma versão menos imponente (e barata), denominada 50e. Que, sem abdicar da solução de propulsão híbrida plug-in e, inclusive, do mesmo motor elétrico, transmissão automática desportiva Steptronic e tracção às quatro rodas, dispensa o generoso V8 4.4 biturbo, trocando-o por um bem mais modesto seis cilindros em linha, 3,3 litros biturbo a gasolina. Que, com os seus "apenas" 313 cv potência, não consegue melhor que elevar a potência combinada do trem de força até aos 457 cv.
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Igualmente com menos 100 Nm de binário que o irmão mais potente (700 Nm contra 800 Nm do XM standard), este XM 50e perde, ainda, nas prestações (4,3s contra 5,1s 0-100 km/h), ainda que ganhando, depois, mas por magra margem, nos consumos (1,7 contra 1,9 l/100 km), emissões de CO2 (37 contra 43 g/km) e autonomia elétrica (83 km contra 81 km máximo).
No entanto, todas estas conquistas acabam não sendo suficientes para impedir a atribuição ao XM 50e do título que nenhum M gostará de exibir - o do modelo M mais lento da atualidade -, com esta versão a ficar aquém, inclusivamente e por exemplo, de um bem menos ambicioso X5, equipado com a mesma motorização híbrida plug-in 50e.
Sem a imponência exterior (4,93 m de comprimento) ou peso (2.459 kg) do XM, o BMW X5 xDrive50e não só rivaliza no binário (700 Nm), como suplanta o M na potência combinada (489 cv é o valor anunciado pelo X5), na aceleração 0-100 km/h (4,8s) e até nos consumos (1,2 l/100 km) e emissões (28 g/km). Tudo isto, sem esquecer a igualmente importante supremacia no número de quilómetros que consegue fazer em modo 100% elétrico - até 102 km.
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E, tudo isto, pelo M mais lento da atualidade…
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