Faz parte daquele lote de fãs da marca de Munique que acha que os designers da BMW perderam a cabeça, ao desenhar o novo SUV XM? Simplesmente, não consegue compreender como foi possível conceber um tal M? Então, saiba que esta é a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reticências, e, ainda por cima, pela voz dos principais responsáveis pelo "crime"!
Mais de 40 anos após o lançamento do icónico superdesportivo M1, no final da década de 70 do século passado, a divisão de performance da BMW, a M, decidiu aproveitar as comemorações dos 50 anos de existência, lançando um novo totalmente fraturante super-modelo: o SUV BMW XM.
Contudo e especialmente para os fãs da marca que já salivavam por um novo superdesportivo fortemente inspirado no M1, não estaremos muito longe da verdade se dissermos que o resultado apresentado foi uma desilusão completa. Já que, ao invés de uma proposta de linhas fluídas e a rasar o alcatrão, a BMW deu a conhecer um "monstro" de posicionamento crossover, enorme nas dimensões e que, nem mesmo os 653 cv de potência e 800 Nm de binário, fazem esquecer um peso que ultrapassa as 2,7 toneladas!
Procurando, ainda assim, desfazer dúvidas, a BMW decidiu dar a palavra aos dois principais responsáveis pela criação daquele que é apenas o segundo modelo exclusivamente M em meio século de existência da divisão de performance do fabricante de Munique - Franciscus van Meel, o CEO da BMW M, e Domagoj Dukec, o director do departamento de design da BMW. Protagonistas que, através de um breve vídeo, ficaram encarregues de explicar as escolhas feitas.
Naquilo que poderá ser encarado como um tour, conduzido por verdadeiros experts no assunto, ao maior M de sempre, tanto van Meel, como Dukec, recordam, assim, decisões como o exagero deliberado de soluções de design que são verdadeiros elementos identificativos da BMW, isto num crossover em que tudo é, inquestionavelmente, grande!
LEIA TAMBÉM
O primeiro M desde 1981. BMW apresenta o super-SUV XM
Recordar, no entanto, que, embora o XM apresentado em 2022 seja já impactante, a BMW prepara uma nova versão, promissoramente ainda mais avassaladora, para 2024. E que, além de ostentar uma nova designação 'Red Label', chegará com ainda mais potência, a qual pode chegar aos 745 cv!
A versão base do BMW XM já entrou em produção na fábrica norte-americana da BMW em Spartanburg e na mesma linha de montagem do X7, com o qual partilha, de resto, a plataforma. Ainda que, e ao contrário deste, o modelo M vá estar disponível apenas na configuração de cinco lugares.