As versões desportivas do BMW X5 e X6 foram renovadas à imagem do XM e passam a contar com um sistema micro-híbrido de 48V associado ao motor V8 biturbo de 4,4 litros.
Poucas semanas após a estreia do renovado X5 e X6, a BMW revelou as versões mais desportivas da gama. Os novos X5 M e X6 M são propostos exclusivamente no nível Competition, com um estilo mais apurado, o mais recente cockpit digital curvado e um motor V8 revisto, associado a um sistema micro-híbrido de 48V.
Os novos modelos Competition oferecem a mesma potência de 625 cv e binário de 750 Nm do que os antecessores, Contudo, o V8 biturbo de 4,4 litros foi eletrificado com um sistema de 48V que recebe várias atualizações internas (cambota reforçada, turbocompressores melhorados, coletor de escape cruzado, novo coletor de admissão), levando à alteração da designação de S63 para S68.
O motor elétrico do sistema micro-híbrido foi integrado na transmissão M Steptronic, que se carateriza pelas mudanças mais curtas e rápidas.
A BMW reivindica que a revisão da linha motriz se traduziu numa "resposta melhor e numa maior eficiência", Não obstante, o valor da aceleração dos 0 aos 100 km/h é igual aos 3,7 segundos do antecessor, enquanto a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h ou 285 km/h com o pacote opcional M Driver's.
Será de referir que estes são os primeiros BMW M com tecnologia micro-híbrida, já que o XM tem uma linha motriz com bateria recarregável externamente.
Painel curvo
O equipamento de série compreende sistema de tração integral M xDrive, diferencial traseiro ativo M, escape M Sport, travões M Compound e suspensão adaptativa M Professional com nova afinação.
Em termos de estilo, estes SUV adotam os faróis esguios LED e os gráficos das luzes traseiras LED em forma de X. A grelha em duplo rim foi revista e um friso inspirado no XM faz a ligação à entrada de ar inferior do pára-choques. O spiltter dianteirom, as duas saídas duplas de escape e o difusor têm acabamento em preto.
LEIA TAMBÉM
Além de nova tecnologia. BMW X5 e X6 renova-se com mais eletrificação
O habitáculo recebe o BMW Curved Display, que inclui um painel de instrumentos digital de 12,3" e um ecrã tátil de 14,9" onde corre o BMW Operating System 8. Os ecrãs apresentam gráficos específicos M e o Head-Up display também está incluído. O condutor pode escolher as configurações no menu M Setup, que também está acessível através de um único botão na consola central.