Além de nova tecnologia. BMW X5 e X6 renova-se com mais eletrificação

A BMW desvendou a mais recente atualização dos SUV X5 e X6, traduzida não apenas num renovar estético, como também tecnológico e de motores

De forma algo inesperada, a BMW deu a conhecer a mais recente atualização do seus SUV X5 e X6, a qual traz consigo, não apenas algumas novidades estéticas, como também a mais recente versão do sistema de infotainment iDrive8 e, principalmente, um reforço da eletrificação, através da renovação das motorizações híbridas. Tudo ainda para este ano de 2023... e já com preços a partir de 98.450€.

Sem qualquer aviso prévio ou confirmação oficial de data, os BMW X5 e X6 apresentaram-se ao público naquele que é o seu mais recente restyling, ou, como a marca alemã prefere dizer, Life Cycle Impulse (LCI). Neste caso, para 2024, ainda que com apresentação oficial ao público esteja prevista ainda para 2023 e, mais concretamente, durante o próximo mês de março, no Concurso de Elegância de Amelia, EUA.

Aliás e a justificar esta opção, o facto dos dois modelos serem produzidos em Spartanburg, na Carolina do Sul, algo que, no entanto, só terá início em abril.

O renovado BMW X5 deverá chegar aos mercado ainda em 2023, embora com o Life Cycle Impulse 2024
O renovado BMW X5 deverá chegar aos mercado ainda em 2023, embora com o Life Cycle Impulse 2024

Relativamente às novidades e começando pelo exterior, a BMW destaca, desde logo, o contorno dos faróis que é agora 35 mm mais estreito, assim como as novas superfícies esculpidas nas laterais e parte inferior da carroçaria. Sendo que e como já havia sido antevisto no último teaser, o X5 passa igualmente a dispor, ainda que como opcional, de uma grelha frontal iluminada.

LEIA TAMBÉM
Além de outras novidades. BMW mostra a nova grelha do renovado X5

Já no caso do X6, a novidade é também o facto de passar a vir de fábrica com o pacote M Sport, sendo que, especificamente no caso das motorizações M60i xDrive com motor V8, tanto este modelo, como o irmão X5, passam a contar com, não duas, mas quatro ponteiras de escape.

Finalmente, estreias também ao nível das cores, nomeadamente, com a introdução do Azul Ridge Mountain, do Cinza Brooklyn Grey, do Cinza Skyscraper e do Cinza Frozen Pure, todas elas metalizadas.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_grelhafrontal.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX6Restyling2023_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_soleiraporta.jpg]

Com o mais recente iDrive

Passando ao habitáculo, a estreia de um novo painel curvo, composto por um painel de instrumentos de 14,9 polegadas e um ecrã central de 12,3 polegadas. Neste caso, a estrear, igualmente, a mais recente evolução do conhecido BMW Operating System, iDrive8, acompanhado de uma nova iluminação ambiente com uma oferta de 15 cores que podem ser programadas pelos ocupantes.

Já em termos de sistemas de assistência à condução, destaque para a integração do Highway Assistant no opcional Pack Driving Assistance Professional e que permite que o condutor possa tirar as mãos do volante, durante alguns instantes, quando em auto-estradas com velocidades até 137 km/h.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX6Restyling2023_ecracentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX5Restyling2023_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/BMWX6Restyling2023_bagageira.jpg]

Quando presente, o modo Assisted View mostra, no painel de instrumentos, os veículos em redor que estão a ser detectados pelas câmaras e sensores, enquanto o Parking View Professional memoriza o avançar do veículo até 200 metros, podendo, em seguida, reproduzi-lo, no sentido inverso, sem a ajuda do condutor. Inclusive, estando o condutor fora do veículo.

Motorizações reforçam hibridização

Apesar de todas estas novidades, é, no entanto, nas motorizações, que surgem os avanços mais significativos, com a BMW a apostar, de forma ainda mais determinada, na eletrificação. Nomeadamente, com o reforçar da fórmula Mild Hybrid em todas as versões.

O BMW X6 xDrive50e passa a contar com uma bateria de maior capacidade como parte do sistema PHEV
O BMW X6 xDrive50e passa a contar com uma bateria de maior capacidade como parte do sistema PHEV

Começando pelas versões X5 sDrive40i, xDrive40i e X6 xDrive40i, destaque para a introdução da mais recente evolução do seis cilindros em linha 3,0 litros turbo, conjugado com um sistema Mild Hybrid de 48V com motor elétrico a garantir mais 12 cv e 199 Nm, passa, assim, a anunciar uma potência combinada de 380 cv e um binário máximo de 519 Nm. O que permite que, por exemplo, tanto o X6 como o X56 xDrive40i acelere dos 0 aos 96 km/h em 5,4s e atinjam a velocidade máxima de 250 km/h.

Já o xDrive50e, passa a contar com uma bateria parte do sistema híbrido plug-in de maior capacidade (25,7 kWh), que substitui a anterior de apenas 17,1 kWh, sendo que, a nova, também consegue suportar potências de carga de até 7,4 kW. Além de garantir uma autonomia oficial de até 64 km, em modo exclusivamente elétrico.

A atualização agora desvendada, tanto do BMW X5, como do X6, traz como principal novidade o reforço da eletrificação nos motores
A atualização agora desvendada, tanto do BMW X5, como do X6, traz como principal novidade o reforço da eletrificação nos motores

Referir, ainda, que todas as motorizações vêem acopladas à mesma caixa automática de oito velocidades, com a transmissão a estrear uma bomba de óleo elétrica, ao passo que amortecedores de torção, segundo garante o fabricantes, as passagens mais suaves. Tal como, no caso do X6 com pacote M Sport, passa a existir uma opção Sprint que torna as respostas do propulsor mais desportivas, ao mesmo tempo que aproveita o máximo do sistema elétrico.

A partir de 98.450€

Juntamente com as alterações estéticas, de equipamento e motorizações, a BMW divulgou já, também, os preços indicativos dos novos X5 e X6 renovados. E que começam nos 98.450€ do X5 xDrive50e, enquanto o xDrive40i orça os 106.550€, o xDrive30d começa nos 106.050€ e o M60i Drive arranca nos 148.700€.

https://youtu.be/Xd2l-8-g7dA

Passando ao X6, preços a partir de 113.900€ (xDrive40i) e de 151.700€ (xDrive30d).