A futura geração do BMW X3 M deverá ser exclusivamente elétrica e deverá oferecer uma potência superior ao topo de gama atual deste modelo com motor a gasolina, isto é, mais de 510 cv.
A BMW está a desenvolver a nova geração do X3, que deverá ser lançada perto de meados da década. Os primeiros protótipos já foram avistados em testes e escondem uma evolução do design porque o modelo com o nome de código "G45" irá utilizar a mesma plataforma CLAR. O mesmo poderá não suceder com a versão M, já que o BMWGLOG alega que o derivativo de elevadas prestações será exclusivamente elétrico.
O BMWBLOG adianta que a BMW planeia descontinuar o motor de seis cilindros em linha no X3 M, quando a atual geração acabar. O seu substituto irá utilizar a arquitetura elétrica Neue Klasse, a ser estreada em 2025. Como já referimos, o primeiro modelo a utilizar aquela plataforma será o novo i3 (Série 3 berlina) e a nova geração do iX3.
Ainda não se sabe se o topo de gama receberá a designação "iX3 M" ou simplesmente "X3 M". O BMWBLOG especula que esta versão desportiva deverá ser introduzida em 2026 ou 2027, já que o SUV de série será lançado em 2025. Enquanto o X3 continuará a ter motores de combustão nas versões de entrada, o X4 será exclusivamente elétrico e será designado iX4.
LEIA TAMBÉM
Já o conduzimos. Novo BMW X7 está mais distinto e eficaz
O BMWBLOG refere que o futuro iX3 M será mais potente do que o atual X3 M Competition, o qual debita 510 cv e 600 Nm. O sucessor elétrico terá de ser mais potente para compensar o aumento significativo de peso. Será de referir o X3 M em comercialização atualmente também não é propriamente porque pesa em vazio mais de duas toneladas.