A prometer 5,4s nos 0-100 km/h. BMW apresenta o X1 M35i xDrive

A BMW acaba de desvendar aquela que promete ser a versão mais potente do seu SUV de entrada, o X1 M35i xDrive. Chega em Novembro.

A BMW acaba de desvendar aquela que promete ser a versão mais potente do seu SUV de entrada, o X1 M35i xDrive. Proposta que, além de um visual mais agressivo e a estreia de um novo sistema de infotainment,  recorre a um 2,0 litros de 300 cv para atingir os 100 km/h em apenas 5,4s. Chega em Novembro.

Sport Activity Vehicle (SAV) que constitui a porta de entrada na oferta mais aventureira da marca de Munique, o BMW X1 M35i xDrive destaca-se, desde logo, pela utilização, como trem de força, do quatro cilindros mais potente naquela que é a atual geração de motores a combustão do fabricante. E que, procurando contribuir para um posicionamento assumidamente mais desportivo, anuncia, desde logo, uma potência máxima de 300 cv entre as 5.750 e 6.500 rpm, assim como um binário de 400 Nm, logo a partir das 2.000 rpm e até às 4.000 rpm.

Embora exibindo algumas diferenças entre a versão virá para a Europa e o irmão norte-americano, o qual anuncia, por exemplo, mais 17 cv na potência, máxima, a verdade é que os números divulgados para o Velho Continente já se mostram suficientes para que este X1 consiga acelerar dos  0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos, como também atingir os 250 km/h de velocidade máxima. Limitada eletronicamente, diga-se.

LEIA TAMBÉM
Nova geração X1. BMW iX1 apresentado com 313 cv e 438 km de autonomia

Na base destas conquistas, um 2,0 litros quatro cilindros de ciclo Miller que, não só viu evoluída a conhecida tecnologia M TwinPower Turbo, como recebe, ainda e de série, uma caixa automática de sete velocidades com patilhas no volante e sistema de passagens ultra-rápidas, função de aceleração M Sport Boost, além de um sistema de escape M que é também o primeiro a ser aplicado num X1, com quatro ponteiras de escape, para uma melhor sonoridade!

Apetrechado (também) tecnicamente

Já no capítulo técnico e a procurar colocar o desempenho ao nível das aptidões do motor, um chassis também ele preparado pela M Competition e acrescido, de série, de uma de suspensão adaptativa também 'M', além de uma direcção de concepção desportiva, tracção integral inteligente xDrive com diferencial autoblocante no eixo dianteiro e um sistema LSD a limitar a diferença de velocidade de rotação entre as rodas dianteiras. Isto, como forma de acentuar a eficácia do conjunto, quando em curva.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_grelhafrontal.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_retrovisor.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_spoiler.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_traseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_farolim.jpg]

Depois e a fazer a ligação ao solo, num modelo com menos 15 mm de distância para o alcatrão, surge um set de jantes M em liga leve de 19 polegadas (20" em opção), o qual pode, inclusivamente, esconder um sistema de travagem M com discos perfurados, de 385 mm à frente e 330 mm atrás, fabricado em material compósito, a que se junta quatro pinças fixas a atuarem sobre cada um dos discos.

Visual a condizer

Passando aos aspectos estéticos, um visual exterior bem mais agressivo, graças, desde logo, à presença de entradas de ar de maiores dimensões na frente, acrescidas de saias laterais mais proeminentes, um spoiler traseiro específico, mas também um difusor concebido à imagem do modelo e a integrar as quatro ponteiras de escape.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_patilhaBoost.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/BMWX1M35ixDrive2023_volante.jpg]

Já no habitáculo, onde a BMW propõe como opção bancos desportivos 'M' na mesma Alcantara que reveste a parte superior do painel de instrumentos, um forro de tejadilho em antracite e, principalmente, a estreia daquela que é a mais recente evolução do conhecido sistema de infotainment da marca alemã: o iDrive 9. Solução que se destaca pela presença, não só de um novo ecrã, como também por uma nova estrutura de menus, inspirada nos mais recentes dispositivos e smartphones existentes no mercado.

Desembarca em Novembro

Produzido na mesma fábrica norte-americana da BMW em Regensburg onde são produzidas as restantes versões do modelo, o X1 M35i xDrive tem chegada prevista aos mercados europeus durante o próximo mês de novembro de 2023, com preços ainda por conhecer.