Com a apresentação oficial a pouco mais de 48 horas de distância, a BMW decidiu divulgar um último teaser do concept que inaugurará uma nova geração de veículos da marca, o Vision Neue Klasse Concept. E que, como não poderia deixar de ser, foca-se naquele que é o elemento mais emblemático nos automóveis de Munique: a (nova) grelha de duplo rim.
Agendado para o próximo dia 2 de setembro, o novo Vision Neue Klasse Concept anuncia-se, entre outras novidades, como a primeira aplicação da nova plataforma para veículos elétricos da BMW. A qual, segundo também anunciou já o fabricante, servirá de base para, pelo menos, seis novos EVs.
No entanto e quase tão importante quanto esta nova plataforma, é a nova grelha frontal de duplo rim que o curto vídeo agora divulgado, através da rede social X (ex-Twitter), desvenda. E que, claramente, consegue ser diferente de tudo o que a marca já mostrou, sobre este tema, até hoje.
Depois da polémica criada com as novas grelhas XXL aplicadas em propostas como os novos M3 e M4, ou no enorme XM, a BMW surge, agora, neste novo concept, com uma grelha ainda mais vanguardista, em que os dois rins, à partida negros e escuros, ganham luz e profundidade, através da iluminação dinâmica dos vários elementos que compõem o interior. Remetendo, inclusivamente, para aquilo que eram as grelhas tradicionais metalizadas.
LEIA TAMBÉM
Além de outras novidades. BMW mostra a nova grelha do renovado X5
De resto e a par desta inovação, nota, igualmente, para um emblema BMW reformulado na cor e que mais parece ter sido impresso na própria chapa do veículo. Algo que, ainda assim, parece bem mais plausível do que a possibilidade de um modelo de produção poder vir a inscrever, logo abaixo da grelha e como nos é dado a ver no vídeo, 'BMW Vision Neue Klasse".
Com novas soluções de iluminação
Entretanto e noutros teasers divulgados durante as últimas semanas, o fabricante deixou igualmente a promessa, para este Vision Neue Klasse, de uma nova e especialmente complexa iluminação traseira em LED. Ao mesmo tempo que, no interior, uma das novidades será um fino elemento de luz, na parte superior do tablier.
Ainda sobre este concept, vale a pena recordar que, não se trata, apenas e só, de mais um showcar, concebido com o objectivo de mostrar aquela que será mais uma nova linguagem de design, mas antevê já o primeiro EV de produção, baseado na nova plataforma, a qual dará origem a um total de seis novas propostas zero emissões, a lançar entre 2025 e 2027.
Baterias também serão novas
Quanto aos aspectos técnicos, as expectativas são de que esta nova plataforma traga consigo uma nova geração de baterias (a sexta, na marca), capaz de prometer não somente um aumento de 30% nas autonomias, como também uma densidade 20% maior e um carregamento 30% mais rápido.
Na base destes ganhos, estarão novas células de iões de lítio, com cátodos que utilizam 50% menos cobalto e ânodos com 20% menos grafite, e que são acomodadas numa nova caixa, que poderá passar a fazer parte da estrutura do veículo.
De resto, as informações entretanto surgidas apontam, igualmente, no sentido de que a BMW tenha feito um esforço no sentido de utilizar cobalto, níquel e lítio reciclado, na produção destas células de sexta geração, como forma de combater o desperdício e a poluição ambiental.