A nova estratégia da BMW vai simplificar o portefólio de produto para aumentar a margem operacional e a aposta também vai passar pelo investimento em veículos elétricos.
Ainda há poucos anos, a estratégia da BMW passava por ter um leque de produto bastante alargado, que incluía, por exemplo, um Série 3 sedan, uma station wagon e um Gran Turismo, além de um Série 4 Coupé, Cabriolet e Grand Coupe. Isso, recorde-se, era em 2014.
Basicamente, aqueles modelos não apresentavam grandes diferenças. Não será de estranhar que a marca alemã tenha resolvido simplificar agora o seu portefólio de produto para obter uma margem operacional mais elevada.
De acordo com o administrador financeiro da BMW, Nicolas Peter, esta aposta vai ser acompanhada por um forte investimento na tecnologia da eletrificação.
Apesar das vendas terem diminuído devido aos confinamentos, Nicolas Peter declarou à Reuters que "se a atividade começar a recuperar após meados de fevereiro, conseguiremos alcançar uns resultados razoáveis no primeiro trimestre".
Enfrentar o futuro sem assistência exterior
Outros factores que podem ajudar a BMW a regressar a uma margem operacional pré-pandémica de 8% a 10%: acordo do Brexit e o aumento da sua participação na joint-venture chinesa de 50% para 75% em 2022.
"Não estamos a falar de um futuro longínquo, mas é o objetivo que procuramos sistematicamente a curto prazo," acrescentou o executivo da marca bávara.
Nicolas Peter acredita que enquanto a indústria automóvel poderá reforçar a consolidação à medida que as marcas procuram cumprir os objetivos de eletrificação e emissões, a BMW poderá enfrentar essa transição sem qualquer assistência exterior.
"Temos confiança que conseguiremos fazê-lo sozinhos".
Como os veículos elétricos são caros de produzir e ainda representam uma percentagem relativamente pequena das vendas, ainda são menos rentáveis.
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"Por isso é que o investimento é tão importante. Temos de encontrar formas de diminuir os custos, especialmente com as células e as baterias", sublinhou.
Num futuro relativamente próximo, a estratégia da BMW passa por uma menor complexidade. Isto significa menos variantes de motorizações e opções para diferentes veículos, designadamente aquelas com menor procura. Não será de estranhar que um ou modelos menos vendidos também sejam descontinuados.