A BMW desenvolveu um motor V8 híbrido biturbo para a categoria LMDh do Mundial de Resistência de 2023. Este bloco irá debitar uma potência de 640 cv e um binário de 650 Nm. Mas a concorrência também será feroz.
A BMW revelou o motor V8 híbrido do carro que irá participar na categoria LMDH (Le Mans Daytona h) do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Este propulsor recebeu a designação interna de P66/3.
O novo bloco possui uma arquitetura em V a 90º, oito cilindros e uma capacidade de 4,0 litros. A potência anunciada é de 640 cv às 8200 rpm e o binário máximo de 650 Nm.
Cada cilindro tem um diâmetro de 93 milímetros e um curso de 73,6 milímetros. O espaço entre os cilindros é de 102 milímetros.
O motor é baseado no motor V8 P66/1 aspirado do BMW M4 do campeonato DTM de 2017 e 2018. A equipa desenvolveu o motor por fases, começando por criar o P66/2 com dois turbocompressores. O P66/3 acrescentou o sistema híbrido.
Estreia em 2023
A BMW não adiantou muitos pormenores acerca da parte eletrificada da linha motriz, consistindo num motor elétrico, num inversor e numa bateria de alta voltagem. Uma embraiagem separadora entre as partes híbrida e de combustão permite uma condução totalmente elétrica.
O P66/3 é um componente integrante do BMW M Hybrid V8 e não necessitou da instalação de um subchassis separado no chassis Dallara.
LEIA TAMBÉM
Com muitas das soluções do M4. Novo BMW M2 agendado para outubro
"Durante a fase de avaliação também olhámos para o motor de quatro cilindros turbo P48 do BMW M4 DTM e para o P63 turbo de oito cilindros do BMW M8 GTE, mas problemas potenciais com a fiabilidade do P48 e o elevado peso do P63 foram os aspetos negativos", afirmou Ulrich Schulz, diretor de design de motores da BMW M Motorsport.
O BMW M Hybrid V8 irá fazer a sua estreia oficial em competição no Rolex 24 em Daytona, prova que decorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023. A Rahal Letterman Lanigan Racing irá participar com dois carros no Campeonato IMSA WeatherTech Sportscar.
A BMW irá ter bastante concorrência em Daytona, incluindo a Acura, Cadillac, Porsche e eventualmente a Ferrari. A Lamborghini também deverá participar, mas só em 2024.