No CES 2022. BMW apresenta o iX capaz de mudar de cor!

É algo que mais parece retirado de um filme de espiões: a BMW acaba de dar a conhecer um iX com uma tinta capaz de mudar de cor!

É algo que mais parece retirado de um filme de espiões: a BMW acaba de dar a conhecer uma nova tinta, passível de ser aplicada na carroçaria de um automóvel, capaz de mudar de cor, com o simples toque num botão!

A novidade, que muitos condutores certamente não desdenhariam de possuir nos seus BMW, foi apresentada no Consumer Electronics Show, uma das maiores feiras mundiais de electrónica, atualmente a decorrer nos EUA.

Baseada numa tecnologia semelhante à utilizada nos E-books, esta inovadora solução, a que foi dado o nome de E-Ink, foi mostrada através de um dos mais recentes modelos 100% elétricos da marca alemã, o iX. O qual, graças a esta inovação, consegue passar de uma cor exterior branco límpido, até ao preto mais negro. E, isto, com apenas e só, um toque num botão.

Um BMW iX que muda de cor com o simples toque num botão. E esta, hein?...
Um BMW iX que muda de cor com o simples toque num botão. E esta, hein?...

Segundo a BMW, a influenciar a cor exterior, surgem, não apenas os humores do proprietário, como também as condições climatéricas no momento. Sendo que, defende a marca alemã, o mais natural é que, até pelo facto de um carro preto absorver mais luz, o proprietário opte por uma cor escura no inverno e branco no verão. Até para ajudar à eficácia do sistema de ar condicionado do iX.

Com tecnologia eletrofórica

Relativamente à tecnologia empregue, o fabricante revela que se trata de tecnologia eletrofórica, com a tinta a ser estimulada por sinais elétricos, levando a que pigmentos de cores diferentes, venham à superfície. Levando, dessa forma, a uma alteração da cor exterior.

LEIA TAMBÉM
Para 2022. BMW Portugal mantém tarifas exclusivas para condutores BMW e Mini

De resto, o estímulo eléctrico só é necessário para levar a tinta a mudar de cor, não para mantê-la. Pelo que, até mesmo o consumo de energia, acaba sendo residual, sublinha o construtor.

A BMW explica ainda que, no iX que levou a Las Vegas, foram aplicados inúmeros segmentos ePaper, de forma precisa, para obter o efeito desejado. Sendo que, foram ainda utilizados processos de design generativos, de forma a garantir que os segmentos se ajustassem aos contornos do carro.

Os responsáveis pelo projecto BMW iX Flow e pela E-Ink, Stella Clarke, a líder da iniciativa, e Dirk Müller-Stolz, Director para o Design Exterior da BMW
Os responsáveis pelo projecto BMW iX Flow e pela E-Ink, Stella Clarke, a líder da iniciativa, e Dirk Müller-Stolz, Director para o Design Exterior da BMW

"Acreditamos que as experiências digitais não se limitarão apenas a monitores, no futuro", afirma o director de Desenvolvimento da BMW, Frank Weber, garantindo que, "haverá uma fusão cada vez maior entre o real e o virtual. Com o BMW iX Flow, estamos a dar vida à carroçaria do automóvel. "

E também exibe textos?...

No entanto e se está já a pensar quando é que vai poder mudar a pintura do seu BMW, saiba que ainda vai ter de esperar um pouco. Isto, porque, pelo menos para já, esta tinta não passa de um "projecto avançado de pesquisa e design". Não estando, sequer, claro se, por exemplo, a tinta será capaz de exibir palavras ou texto, como acontece nos e-Books.

Ainda assim, a BMW assegura, desde já, que a sua solução consegue, neste iX, transmitir informações sobre o seu estado de carga ou até mesmo piscar, sempre que encontra um lugar vazio, quando à procura de estacionamento.

https://youtu.be/VboQZR99RWc