Numa altura em que o fabricante norte-americano vive momentos mais difíceis, com as vendas na Europa a caírem, a BMW conseguiu, em julho, ficar muito perto de destronar a Tesla como marca de elétricos mais vendida no Velho Continente. Registo, que, ainda assim, resulta, também e em grande parte, das já conhecidas flutuações nas entregas da empresa de Elon Musk…
Segundo dados da analista de mercados Dataforce, que coligiu informações dos estados membros da União Europa (à excepção da Eslováquia, que não terá enviado os dados), mais o Reino Unido e os mercados da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Noruega, Suíça e Islândia, a BMW terminou o último mês de julho com um total de 14.687 veículos elétricos vendidos, enquanto a Tesla vendeu um total de 15. 216 automóveis.
Com estes resultados, noticia a Automotive News Europe, a marca alemã terminou o primeiro mês do segundo semestre a uma distância de apenas 629 veículos da Tesla, com as duas empresas a revelarem, inclusivamente, tendências opostas: ao mesmo tempo que a BMW viu as suas vendas de EV aumentarem 34 por cento, a marca norte-americana caiu 16%.
Contudo e a ajudar a explicar estes movimentos, surge, na BMW, a forte procura que, quer o SUV compacto iX1, quer a berlina i4, registaram, enquanto, na Tesla, o problema poderá ter a ver com as entregas. Até porque já é habitual, na empresa, uma certa flutuação no número de veículos que consegue entregar por mês, devido a uma produção feita, em grande parte, fora da Europa.
De resto, é também já habitual que a marca norte-americana faça o grosso das suas vendas no final de cada trimestre, como ficou comprovado em junho último, o último mês do segundo trimestre, quando o fabricante de Austin matriculou um total de 40.751 veículos, enquanto a BMW apenas matriculou 14.835 automóveis elétricos.
Aliás, a marca de Munique já tinha estado mais perto da Tesla em abril, o primeiro mês do segundo trimestre, quando vendeu 14.070 veículos elétricos, contra 14.668 EV Tesla. Número que representou, então, uma diferença ainda mais pequena, de não mais que 598 unidades.
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Quanto aos restantes lugares da classificação relativa ao último mês julho, destaque para o terceiro posto da Volkswagen, com um total de 12.177 vendas de EV (em julho de 2023 vendeu 17.767), logo seguida da Volvo, que, com um total de 10.953 vendas, foi também a marca que deu o maior salto percentual, com uma subida de 265% no número de elétricos vendidos. Responsabilidade, em grande parte, do novo SUV EX30.
A partir daqui, surge a Audi, no quarto lugar, com 8.362 elétricos vendidos (mais 8,2% que em julho de 2023); a Mercedes, com 8.191 unidades (+3,5%); a Peugeot, com 6.319 EV (+19€); a Hyundai, com 6.231 (-16%); a "irmã" Kia, com 6.068 (-13%); e a Renault, com 5.644 (+1.5%).
JATO coloca BMW na frente
Até como curiosidade, vale a pena também recordar que, outra analista de mercados, a JATO Dynamics, divulgou, no passado dia 22 de agosto, a sua própria listagem, na qual colocava, também por pouca margem, a BMW no primeiro lugar, logo à frente da Tesla.
No entanto, os seus números incluem apenas 28 países, ou seja, menos que os da Dataforce, que englobam um total de 30 mercados europeus.