Numa altura em que a marca norte-americana bate os concorrentes europeus no seu próprio terreno, graças às vendas do seu Model Y, a BMW responde garantindo que, pelo menos em termos tecnológicos e graças às suas novas baterias, é a Tesla que terá de se esforçar para reduzir a distância entre ambas!
"A verdade é que, neste momento, não vemos qualquer fosso relativamente à Tesla. Pelo contrário, é a Tesla que tem de recuperar a distância que tem para nós", defendeu, em declarações à Automotive News, o responsável pela Produção do BMW Group, Milan Nedeljkovic.
Na base deste comentário esteve não só a questão colocada pela publicação, sobre quando é que a BMW conseguiria fechar o fosso para os principais rivais e, nomeadamente, para a atual líder do mercado europeu de elétricos, Tesla, mas também a confiança já demonstrada pelo fabricante alemão, quanto às novas baterias cilíndricas para veículos elétricos que o grupo tem vindo a desenvolver.
De resto e em comparação com as células de bateria prismáticas de iões de lítio, as novas células cilíndricas Gen 6 da BMW prometem não somente um corte de 50% nos custos de produção, como também um aumento de até 30% na autonomia oferecida, além de autonomias na ordem dos 800 quilómetros e potências de carregamento até 270 kW.
LEIA TAMBÉM
Futuro BMW Série 3 EV vai usar baterias cilíndricas semelhantes às da Tesla
Ainda sobre estas Gen 6, a BMW revelou já que apresentarão um diâmetro de 46 milímetros, podendo ter duas alturas: 95 e 120 mm. Valores que as tornam um pouco maiores que as células do tipo 4680 da Tesla, que têm um diâmetro de 46 mm e 80 mm de altura.
Produção ainda não começou
Contudo, também importa dizer que as novas células da marca alemã ainda não entraram verdadeiramente em produção, mas estão ser fabricadas, em quantidades muito reduzidas, nas instalações do próprio fabricante automóvel perto de Munique, na Alemanha.
Quando chegar o momento da sua produção em massa, a tarefa deverá ser delegada nos dois fornecedores de baterias do BMW Group, as chinesas CATL e Eve Energy.
Ainda segundo o cronograma já desenhado pela empresa alemã, este arranque só deverá acontecer em 2025, precisamente na mesma altura em que a BMW tem previsto lançar os seus modelos elétricos de nova geração, baseados na nova arquitectura Neue Klasse.