Embora já não seja o primeiro construtor, não deixa de ser notícia: a BMW já começou a vender automóveis com ecrãs sem a função táctil, devido à falta de semicondutores (chips) no mercado e também como forma de manter a produção a decorrer.
A notícia está a ser avançada pela britânica Autocar, com base num post publicado no fórum norte-americano BimmerFest BMW, segundo o qual, clientes norte-americanos que adquiriram unidades Série 3, Série 4, X3, X4, X7 e Z4, ter-lhes-á sido proposto adquirirem os respectivos veículos com ecrã central sem a função táctil. Sendo que, como compensação, a marca oferece 500 dólares de crédito, para aquisição de outras opções.
A dar crédito a este post, surge o facto do seu autor, identificar-se não só pelo nome, como também pela função profissional que desempenha: Jonathan Shafer, responsável de vendas pela Internet no concessionário da BMW em Santa Maria, Califórnia, EUA.
No seu post, Jonathan revela que, "ao longo dos últimos meses, conseguimos manter a maior parte das vendas previstas, mesmo com as limitações quanto a determinados conteúdos propostos em opção. No entanto e à medida que avançámos para o quarto trimestre [do ano], algumas dessas limitações aumentaram".
Assim e "num esforço para manter os níveis de entregas até ao final do ano, decidimos remover a funcionalidade de toque do Display Central de Informações, em vários veículos que iniciaram a produção esta semana."
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De referir que, esta supressão, não afecta a funcionalidade do sistema de infoentretenimento iDrive da BMW, o qual continua a poder ser controlado através do botão rotativo, que o sistema possui na consola entre bancos. Invalidando, apenas, a função Backup Assistant, que direcciona o carro para os lugares de estacionamento, a qual deixa, assim, também de estar disponível.
Ainda de acordo com a Autocar, unidades sem ecrãs tácteis estão já a sair da linha de produção da BMW em Spartanburg, EUA, sendo que, neste momento, é impossível saber a partir de que o momento é que a marca alemã será forçada a retirar esta opção de todos os modelos da sua gama
BMW não é a única
Recordar, ainda, que a BMW não é o primeiro construtor automóvel a ser afectado pela escassez de semicondutores, por que passa, atualmente, o mercado mundial.
Entre os fabricantes já afectados, encontram-se marcas e grupos como a Volkswagen, Mercedes-Benz, PSA, Fiat e Opel, Jeep e Ford, Volvo, entre muitas outras.