BMW Série 5. Oitava geração vem acompanhada com versão elétrica i5

Chega em outubro a oitava geração do BMW Série 5 que vem acompanhado pela versão elétrica i5. A berlina de segmento familiar executivo

Chega em outubro a oitava geração do BMW Série 5 que vem acompanhado pela versão elétrica i5. A berlina de segmento familiar executivo cresceu face ao modelo anterior e conta com mais conteúdos tecnológicos

A BMW apresentou a oitava geração do Série 5, que inclui versões com motor de combustão e o elétrico i5, pois, com exceção da linha motriz e das grelhas, poucas diferenças existem entre ambos.

O BMW Série 5 e o i5 foram desenvolvidos a partir da plataforma CLAR, porque a arquitetura Neue Klasse só estará pronta em 2025. A nova geração cresceu significativamente nas suas dimensões exteriores, apresentando um comprimento de 5,06 metros (mais 97 mm) e uma largura de 1,90 metros (mais 32 mm). 

Para acomodar a bateria na versão elétrica, a altura também aumentou 36 mm para os 1,52 metros. O espaço para as pernas nos bancos traseiros também deverá ser melhor porque a distância entre-eixos foi alongada 20 mm quase até aos três metros (2995 mm).  

Linguagem familiar de design 

O design exterior carateriza-se pela interpretação moderna dos grupos óticos duplos e pela grelha de rim da BMW. Os elementos LED está posicionados quase verticalmente, servindo de indicadores de mudança de direção e luzes de circulação diurna. 

Passando ao habitáculo, o painel de bordo possui dois ecrãs digitais, de 12,3" e 14,9", e utiliza o sistema iDrive 8.5, que promete ser um interface mais intuitivo com a funcionalidade QuickSelect, que consiste num grupo de atalhos para o ecrã principal sem ser necessário recorrer a submenús.

[cycloneslider id="bmw-serie-5_i5-2023"]

A bagageira oferece um volume útil de 520 litros nas versões de combustão e híbrida plug-in e de 490 litros no i5. Os bancos traseiros podem ser rebatidos numa configuração 40:20:20.

Diesel ainda continua

No capítulo mecânico, o BMW Série 5 estará disponível com motorizações e gasolina com tecnologia híbrida suave de 48V, associadas, de série, com uma nova caixa automática de  oito velocidades. Para a Europa, a marca irá ter um motor de quatro cilindros de 2,0 litros que oferece uma potência de 208 cv na berlina a gasolina e 197 cv na berlina diesel. Na primavera de 2024, a oferta será reforçada com duas motorizações híbridas plug-in e um diesel de seis cilindros também será introduzido neste modelo.

LEIA TAMBÉM
BMW revela imagens dos testes do i5 na neve e no gelo

Quanto ao BMW i5, este será proposto em duas opções: eDrive 60 e M60. O primeiro tem motor elétrico no eixo traseiro e oferece uma potência de 340 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em seis segundos e alcançar uma velocidade máxima de 193 km/h. Já o M60 conta com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 601 cv, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima pode chegar aos 230 km/h.

Autonomia superior a 500 km

A energia aos motores elétricos é fornecida por uma bateria com uma capacidade útil de 81,2 kWh que possibilita um alcance entre 497 km e 582 km no i5 eDrive 60 e de 455 km a 516 km. 

O BMW i5 aceita carregamentos em corrente alterna a 11 kW ou em corrente contínua a 205 kW e neste último caso é possível recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em cerca de 30 minutos.