A oitava geração do BMW Série 5 ser lançada em 2023 e será acompanhada por uma versão elétrica denominada i5 que também irá começar a ser comercializada este ano.
Após sete anos no ativo, a BMW prepara-se para lançar uma nova geração do Série 5 que será totalmente nova, quer em termos de design, quer de tecnologia. O BMW i5, por sua vez, irá desempenhar um papel importante na transição da marca alemã para um fabricante de automóveis elétricos.
Nas previsões de vendas para 2023, a BMW acredita que 15% do total de vendas de automóveis terá origem em veículos elétricos. "O nosso foco será continuar a acelerar na área da eletromobilidade", afirma Pieter Nota, diretor de vendas da BMW.
"O próximo marco para 2023 será atingir 15% de vendas de veículos elétricos", refere Pieter Nota. "Com o lançamento do BMW i5 este ano damos mais um passo importante na eletrificação da nossa gama".
O BMW Série 5, lançado originalmente em 1973, já vai na sua sétima geração e a mais recente encontra-se em comercialização desde 2017. A nova geração será proposta em motorizações de combustão, híbridas e elétricas, permitindo à marca dar seguimento ao seu plano de vender sete milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in até final de 2030.
BMW i5 com apontamentos únicos
O BMW i5 irá ser dotado com alguns elementos diferenciadores face às restantes versões do Série 5, designadamente em termos de estilo: grelha fechada, desenho específico das jantes e, com base em dois protótipos avistados recentemente, um desenho específico da traseira.
A cadeia cinemática não deverá ser muito diferente do novo BMW i4, com opções de tração traseira e integral, com potências situadas entre 340 cv na versão de entrada i5 eDrive40 aos 543 cv no M50 xDrive com dois motores elétricos.
LEIA TAMBÉM
Efeméride. Fábrica de Dingolfing já produziu dois milhões de BMW Série 7
A bateria do i4 de 80,7 kWh, que tem mais 30% de densidade energética do que a de 42,2 kWh do i3, também deverá estar presente no i5, oferecendo uma autonomia de aproximadamente de 560 quilómetros.
Novo design
Em termos de design, a oitava geração do Série 5 surge com uma dianteira mais afiada e uma linha de tecto mais arrojada. Irá utilizar uma evolução da plataforma modular CLAR (Cluster Architecture), que é utilizada por todos os modelos atuais da BMW, com exceção do Série 1, Série 2 Gran Coupé e Série 2 Active Tourer.
Compatível com motorizações de combustão, híbridas plug-in e elétricas, assim como configurações de duas ou quatro rodas motrizes, a plataforma CLAR serve de base à estratégia de diversificação da gama da BMW na transição para a era elétrica.
O Série 5 será um dos últimos lançamentos da BMW antes da marca alemã iniciar a terceira fase da sua transição elétrica em 2025. Denominada "Neue Klasse" em homenagem às berlinas que catapultaram a BMW para o sucesso nas décadas de 1960 e 1970, irá contar com a nova geração de motorizações elétricas e uma nova plataforma de software com o objetivo de proporcionar uma experiência completamente nova ao utilizador.