Eletrificação é a palavra. BMW Série 5 rejuvenesce com reforço da aposta PHEV

O agora renovado BMW Série 5 acaba de ser oficialmente apresentado, com um design mais agressivo, maior tecnologia, e reforço das motorizações híbridas.

O agora renovado BMW Série 5 acaba de ser oficialmente apresentado, confirmando praticamente tudo aquilo que dele se tinha dito. E que passa, essencialmente, por um design substancialmente mais agressivo, mais tecnologia, além de um reforço da eletrificação das motorizações. E, tudo isto, já para o próximo mês de julho de 2020.

Lançada há cerca de quatro anos, a atual geração do Série 5 recebe agora uma significa atualização que incide sobre a estética e sobre a vertente tecnológica. O objetivo da BMW é acrescentar argumentos àquele que é tido como um dos principais "players" no segmento, numa altura em que os concorrentes também se renovam.

LEIA TAMBÉM
A dias da revelação. BMW mostra um pouco dos renovados Série 5 e 6 GT

As alterações fazem-se notar de maneira óbvia no design, em especial na secção frontal do Série 5, através da introdução de uma nova grelha, de maiores dimensões e com elementos que lhe acrescentam uma aparência tridimensional. Em destaque, também, as novas ópticas, mais esguias e vanguardistas, em especial no caso das versões com iluminação laser (opcional). Numa conversa com o número um do design da BMW em que a Turbo participou, Domagoj Dukec explicou que o objetivo foi "acentuar aqueles que são os valores essenciais que os clientes valorizam na Série 5: elegância e vanguarda tecnológica", algo que é conseguido, também, com a incorporação de novas jantes, que podem chegar às 20 polegadas, e com o desenho mais elaborado das óticas traseiras .

O "upgrade" tecnológico é sublinhado, no interior, principalmente com a chegada da mais recente geração do sistema de infotainment, o iDrive 7 que adota um novo sistema operativo que permite, por exemplo, que as atualizações do sistema e funcionalidades seja feita de forma automática (Over the Air). Além de um ecrã de maiores dimensões (12,3"), a que se junta um painel de instrumentos 100% digital e com o mesmo tamanho, referência, ainda, para a total ligação aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Desta forma é possível replicar no display central as apps e principais funcionalidades dos nossos smartphones. Alguns dessas apps podem agora ser visualizadas, também, no "head-up display".

Motorizações híbridas ganham força

A par das alterações estéticas e da forte aposta na era digital, o reforço tecnológico faz-se sentir ao nível das motorizações, destacando-se, desde logo a aposta na propulsão híbrida.

LEIA TAMBÉM
BMW X2 xDrive25e é o novo PHEV da marca de Munique

Assim e embora mantendo as motorizações já conhecidas, nomeadamente, o 530i, 530e PHEV, 540i e M550i, o BMW Série 5 agora renovado passa a exibir alterações em quase todos estes propulsores. Com especial destaque para o 540i, que acresce ao seis cilindros um sistema semi-híbrido de 48V, que, mesmo mantendo os 340 cv de potência, não deixa de tornar o carro, segundo a marca, mais eficiente e reactivo.

A BMW anuncia para a nova Série 5 uma aposta ainda maior na tecnologia híbrida plug-in com a chegada, até ao final do ano, de mais três propostas. Para já, disponível a partir de julho, o 530e híbrido plug-in, que vê a potência chegar aos 292 cv e 420 Nm de binário, a partir do mesmo quatro cilindros 2.0 turbo, complementado com um sistema elétrico. Tal como agora acontece, por agora, este motor apenas estará disponível na versão berlina. De referir, ainda, a funcionalidade associada ao sistema de navegação que permite a comutação automática do modo de condução: de combustão para elétrico quando, por exemplo, chegamos a uma cidade.

Já a versão M550i xDrive, mantém o V8 4.4 litros e a potência declarada de 530 cv e 723 Nm, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Com a velocidade máxima a manter-se nos 249 km/h... quando equipado com pneus desportivos.

Finalmente e quanto à versão mais radical, M5, continuam por conhecer as respectivas especificações, ainda que seja de esperar uma renovação à altura.

Sem preços mas já com data de chegada

Agora renovado, o BMW Série 5 deverá chegar a Portugal já em julho No caso da berlina, o preço começa nos 59 800€ para a versão 520d, enquanto a 530e (híbrida plug in) custará 65 400€. Já a 520d Touring custará 62 600€.