Apostando na tecnologia. BMW desvenda o renovado Série 3

A BMW desvendou a atualização do Série 3, marcada pela renovação estilística, mais tecnologia, e a perda da caixa manual.

A BMW acaba de desvendar a mais recente renovação do incontornável Série 3, marcada não apenas pela evolução estilística, como também por um importante incremento tecnológico. Cuja chegada ao mercado deverá acontecer, já somente com caixa automática Steptronic, em julho. Na Alemanha, bem entendido...

Numa altura em que cumpre pouco mais de três anos em comercialização, a atual geração do Série 3 recebe, assim, a tradicional atualização a meio do ciclo de vida. Com a qual promete enfrentar, de argumentos reforçados, o tempo que ainda tem pela frente.

Entre as novidades e apenas para começar, a sempre importante atualização estilística, realizada, como já é hábito, não apenas com a aplicação de vários pormenores novos, como também de uma aproximação à linguagem de design exibida naqueles que são os mais recentes lançamentos da marca.

A meio do ciclo de vida, o BMW Série 3 vê a sua estética modernizada... além de mais desportiva
A meio do ciclo de vida, a renovação do BMW Série 3 traz uma estética modernizada... além de mais desportiva

Ainda assim e no caso deste Série 3, modelo demasiado importantes nas contas da BMW, ficam de fora as experiências mais audazes aplicadas em propostas como os novos Série 7 ou até mesmo Série 4, com o 3 a não ir além de algumas alterações no desenho do pára-choques dianteiro, mais esquinado e com uma nova entrada de ar na zona frontal inferior. Além de uma nova moldura para os faróis de nevoeiro.

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Quanto à grelha frontal, apenas um ligeiro retoque no formato e nada de tão impositivo quanto a solução exibida, por exemplo, pelo Série 4. O mesmo acontecendo com as ópticas, ligeiramente redesenhadas e com tecnologia LED Matrix em opção.

Passando às laterais, a estreia de jantes de novo design, que passam a ser de 18 polegadas em todas as versões, ao passo que, na traseira, um reforçar da imagem desportiva, através de retoques no pára-choques e nos farolins.  Sendo que a BMW diz ter atualizado, também, a palete de cores exteriores, com a introdução dos tons 'Skyscraper Gray Metallic' e 'Brooklyn Gray Metallic', além das especiais 'Frozen Pure Gray Metallic' e 'Frozen Tanzanite Blue Metallic'.

Tal como a berlina, também a carrinha ganha novas soluções estilísticas, além de novos opcionais
Tal como a berlina, também a carrinha ganha novas soluções estilísticas, além de novos opcionais

Finalmente, a disponibilização, como parte da lista de opcionais, de um refeito pacote estético 'M Sport', do qual faz parte, entre outros elementos, uma grelha frontal com interior tipo favo de mel, pára-choques dianteiro e traseiro específicos, e novas jantes M. Assim como de um totalmente novo pacote 'M Sport Pro', sinónimo de acabamentos em 'High-Gloss Shadowline', luzes M Shadowline e sistema de travagem BMW M Performance.

Cockpit com enorme tela curva é novidade maior

No que diz respeito ao habitáculo, a maior novidade reside na introdução de uma generosa tela curva, à imagem daquilo que acontece nos modelos mais recentes da marca, também aqui a integrar não somente um painel de instrumentos 100% digital e de alta resolução, com 12,3 polegadas, como também um ecrã central, parte do sistema de infoentretenimento iDrive8, com 14,9 polegadas. Neste último caso, também com novos gráficos, novas funcionalidades como a navegação com recurso à Cloud (de série) e até a possibilidade de conexão 5G, através da qual passa a ser possível emparelhar até um total de 10 aparelhos.

Com um cockpit revisto, o novo Série 3 passa a exibir uma generosa tela curva idêntica à existente noutros modelos da BMW
Com um cockpit revisto, o novo Série 3 passa a exibir uma generosa tela curva idêntica à existente noutros modelos da BMW

A par desta solução que, não temos dúvidas, causa impacto e enche o olho, uma redução significativa no números de botões e comandos físicos, neste caso, em detrimento do aumento da importância dos comandos por voz e sensíveis ao toque.

Renovadas foram, ainda, a consola central e a manche da caixa automática de oito velocidades, sendo que, pela primeira vez no modelo, passa a existir um sistema de ar condicionado automático de três zonas. Este último, de série apenas na carrinha, tal como acontece com o alerta de colisão frontal com travagem autónoma, Cruise Control adaptativo, alerta de limite de velocidade e aviso de mudança de faixa, entre outros.

Com os mesmos motores mas sem caixa manual

Quanto às motorizações, mantém-se a oferta já conhecida e que varia consoante os mercados, englobando desde os gasolina 318i, 320i e 330i, até aos diesel 320d, 330d e 340d. Sem esquecer as versões eletrificadas 320e e 330e, esta última, tal como o M340i, conjugada com sistema de tracção integral xDrive.

Renovado no design, o Série 3 mantém, contudo, as mesmas motorizações... mas já sem caixa manual
Renovado no design, o Série 3 mantém, contudo, as mesmas motorizações... mas já sem caixa manual

Novidade maior é, contudo, o fim da caixa manual de seis velocidades, sendo que, todas as motorizações passam a ser propostas, de série, com caixa automática Steptronic de oito velocidades. Juntando-se-lhes uma extensa lista de sistemas de ajuda à condução e de segurança activa e passiva.

Por 43.900€... na Alemanha

Finalmente e no que diz respeito, tanto a preços, como a datas de comercialização, a BMW avança, como referência, os preços deste novo Série 3, na Alemanha, onde o sedan apresentará um valor de entrada de 43.900€, enquanto a Touring, ou carrinha, iniciar-se-á nos 45.000€.

O renovado Série 3 deverá chegar aos concessionários já no próximo mês de julho. Isto, na Alemanha, naturalmente...
A renovação do BMW Série 3 deverá chegar aos concessionários já no próximo mês de julho. Isto, na Alemanha, naturalmente...

Quanto à chegada ao mercado, a BMW prevê que as primeiras unidades desembarquem nos concessionários já no próximo mês de julho de 2022. Na Alemanha, naturalmente.