O BMW Série 3 recebeu uma atualização que inclui retoques na estétiva e mais potência na versão M340i. Produção arranca em julho.
O modelo mais vendido da BMW recebeu uma atualização para reforçar a sua competitividade face aos seus principais concorrentes, designadamente o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. A principais alterações no BMW Série 3 incluem uns retoques na imagem exterior, um interior atualizado e nova tecnologia.
Começando pelo exterior, os modelos equipados com o pacote M Sport , que é de série no M340i - recebem jantes de liga leve de 19" com raios duplos, com acabamento em dois tons ou em Jet Black. Todos os modelos podem vir com as novas jantes de liga leve de 19" BMW Individual com raios em Y.
Passando ao interior, este conta com um novo volante e uma "iluminação em cascata" que integrada no friso em redor das novas saídas da ventilação. A BMW também introduziu animações de acolhimento e despedida, assim como "sinais luminosos que indicam determinadas situações como a receção de uma chamada telefónica ou um porta aberta".
Painel de bordo Sensatec
Os designers também fizeram alterações na decoração, já que o acabamento a imitar madeira Fineline Light passa a ser de série no 330i, enquanto o M340i recebe o M Aluminium Rhomcicle. Os clientes também pode, escolher o Aluminium Fine Brushed ou o Ash Grey a imitar madeira, enquanto o M340i também oferece um acabamento em fibra de carbono.
Entre as outras alterações destaque para o painel de bordo Sensatec e disponível com comandos Galvanic que "adicionam um brilho único aos comandos dos vidros, das portas e às saídas da ventilação".
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_imagem-destaque_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330i-sedan_galeria_006.jpg]O novo BMW Série dispõe ainda da versão atualizada dos sistema de informação de comunicação, onde corre o sistema operativo 8.5 da BMW.
Este último tem um novo ecrã, uma operação mais intuitiva e apresenta melhorias na estrutura do menú. Existe ainda uma barra de ícones personalizáveis e uma função de vista aumentada.
Motores revistos
As novidades continuam por baixo do capot. O M340i de 2025 vem equipado com o novco motor de seis cilindros TwinPower Turbo que integra um sistema híbrido suave "mild hybrid" de 48V para uma entrega de potência mais incisiva e uma melhor eficiência. Este propulsor oferece uma potência de 391 cv e um binário de 539 Nm, o que constitui um aumento de 4 cv e 29 Nm.
O motor está associado a uma transmissão automática de oito velocidades, que permite ao carro acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
LEIA TAMBÉM
Marcas premium. BMW aumenta vantagem sobre a Mercedes-Benz
O motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros do 330i também foi revisto, designadamente ao nível do desenho da entrada da admissão e da câmara de combustão, tendo ainda recebido inovações nas áreas do controlo do veio de excêntricos, injeção, sistema de ignição e saídas do gás de escape".
Não obstante estas alterações, a motorização com tecnologia híbrida suave continua a desenvolver uma potência de 259 cv e um binário de 400 Nm.
Além destas motorizações, o novo BMW Série 3 conta ainda com quatro opções diesel, que oferecem níveis de potência de 150 cv, 190 cv, 286 cv e 340 cv, e uma híbrida plug-in, com 292 cv e autonomia em modo elétrico entre 81 km e 105 km, graças a uma bateria com capacidade útil de 19,5 kWh.
Novas afinações
O novo BMW Série 3 também recebeu uma nova afinação do chassis para melhorar o compromisso entre aptidão desportiva e conforto. Entre as alterações mais significativas destaque para as juntas mais duras que estabelecem a ligação entre os amortecedores traseiros e a carroçaria.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_imagem-destaque_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/bmw-330e-touring_galeria_006.jpg]A marca alemã adianta que o sistema de direção também foi revisto para garantir um esforço menor no modo Comfort.
A novo BMW Série 3, nas carroçarias berlina e touring (carrinha) começa a ser produzido em julho na fábrica de Munique. A berlina também será produzida no México, em San Luís Potosí, e para o mercado chinês na unidade de Tiexi, em Shenyang, operada pela joint-venture BMW Brilliance Automotive.