Além de M5 PHEV com 760 cv. BMW Série 5 pode vir a ter EV com 800 cv

Embora prevista apenas para 2023, a BMW prepara uma sétima geração do Série 5 revolucionada, com M5 PHEV e um i5 com mais de 800 cv!

Embora prevista apenas para 2023, a BMW prepara já uma verdadeira revolução naquela que será a sétima geração do Série 5. Não apenas fruto de uma aposta ainda maior na tecnologia PHEV, mas também com o lançamento de uma espécie de M5… 100% elétrico!

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, a sétima geração da família Série 5, seguirá as pisadas dos irmãos 3 e X4. Ou seja, uma oferta, em termos de motores, que não se limitará aos blocos de combustão pura, mas contará, igualmente, com soluções híbridas e 100% elétricas.

Iniciativa integrada no objectivo já anunciado pelo construtor alemão de chegar ao final de 2030 a vendar sete milhões de veículos híbridos plug-in e 100% elétricos, a revolução a aplicar no futuro Série 5 passará, desde logo, pelo recurso a uma versão mais evoluída da arquitectura modular CLAR e que é compatível, tanto com motores térmicos, como com motorizações PHEV e 100% elétricos. Podendo, igualmente, dar origem, tanto a veículos de tracção dianteira, como traseira.

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Aliás e segundo também avança a mesma publicação, o futuro Série 5 será, mesmo, um dos últimos BMW a ser lançado, antes do construtor entrar naquela que será a "terceira fase" da transição elétrica. E que, com início agendado para 2025, tem a designação de "Neue Klasse", em referência às berlinas que, nas décadas de 60 e 70, catapultaram a marca alemã para muito daquilo que é hoje.

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De resto e com a entrada nesta nova fase, a BMW dará, igualmente, início ao lançamento de uma nova geração de motorizações EV.

Quanto ao futuro Série 5, a que será dada a denominação G60, manterá, pelo menos inicialmente, tanto os quatro, como os seis cilindros turbocomprimidos, assim como os motores Diesel. Mas, ao que tudo indica, não o V8 4,4 litros biturbo que dá alma ao M550i xDrive, bloco também conhecido como N63 e que, devido à sua idade - remonta à primeira geração do X6 -, poderá ser substituído por uma versão melhorada do PHEV que dá vida ao atual 545e - conjugação de um seis cilindros em linha 3,0 litros turbo a gasolina, com um motor elétrico montado junto à caixa automática de oito velocidades, e que, em conjunto, conseguem anunciar uma potência de 394 cv e 600 Nm de binário.

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Quanto à versão M e depois do chefe do departamento de desenvolvimento de novos modelos BMW, Klaus Fröhlich, ter garantido que não haverá um M 100% elétrico até 2025, tal poderá significar que o próximo M5 possa vir a ser um PHEV. Mais precisamente, com um trem de força com um V8 turbo na base, conjugado com um um motor elétrico capaz de oferecer, por si só, pouco mais de 203 cv de potência. Assegurando, dessa forma, uma potência combinada a rondar os 760 cv!

Ainda assim, tal não deverá impedir o surgimento de um novo i5, com ainda mais potência que este último. Já que e segundo Fröhlich também assumiu, a CLAR consegue abrigar até três motores elétricos - dois no eixo traseiro e um à frente. O que, a acontecer, poderá levar uma potência combinada a rondar os 811 cv, escreve a Autocar.