Para 2025. BMW desvenda segunda geração do 2 Grand Coupé

Depois do coupé, a BMW acaba de dar a conhecer a variante de quatro portas do novo Série 2, mais conhecida como Gran Coupé. Proposta que se anuncia com design exterior e interior renovados, motores igualmente revistos, mas com chegada prevista aos mercados só lá para 2025.

Apresentado naquela que é a sua segunda geração, o BMW Série 2 Gran Coupé anuncia-se, desde logo, como um carro maior do que aquele que vem substituir, ganhando 20 mm no comprimento (4,54 metros), o que também significa um aumento na distância entre eixos para 2,67 metros. Conquistas a que, acrescente-se, há ainda que somar uma largura de 1,80 mm, além de um aumento de 25 mm na altura – 1,44 metros.

Relativamente à estética exterior, uma grelha dianteira de maiores dimensões (e com a possibilidade de retro-iluminação), posicionada abaixo dos faróis LED com elementos luminosos verticais, promove não só uma aproximação ao coupé, como uma dianteira mais expressiva, além de uma maior aproximação do carro ao alcatrão.

Já de perfil, é não só o longo capot, como também uma linha de tejadilho levemente fluida, ombros traseiros ligeiramente salientes e janelas laterais traseiras levemente alongadas, que acabam promovendo uma imagem de maior dinamismo. Acentuada, igualmente, pela chamada “Hoffmeister Kink”, a emblemática curva com dobra no interior do pilar ‘C’.

Observado de traseira, são os farolins que ganham protagonismo, quase tanto quanto as jantes em liga leve de 18” propostas de série, mas que também podem ser substituídas por soluções ainda mais personalizadas, de 18 ou 10 polegadas.

Interior digitalizado

Passando ao interior, a presença do novo painel curvo, totalmente digital, a integrar não somente o quadrante, como também o ecrã central parte do sistema de infotainment já com o sistema operativo BMW OS9. Aos quais se junta uma nova manche para a caixa de velocidades (automática), uma base de carregamento de smartphones por indução e um sistema de som Harman Kardon com 12 altifalantes.

De série, são, ainda, os novos bancos desportivos revestidos a Verganza perfurado e com sistema de aquecimento, e que também podem receber, opcionalmente, sistema de massagem.

Equipado de série com banco traseiro rebatível 40:20:40, o Série 2 Gran Coupé anuncia, ainda, uma bagageira cuja capacidade de carga inicial surge fixada nos 430 litros.

A versatilidade de um 2.0 Turbo

Passando aos aspectos técnicos e começando pelas motorizações, um 2.0 turbo com quatro cilindros que, após ver revista a sua geometria de combustão, sistema de injecção dupla e outros componentes, passou a debitar, na variante a gasolina (220 Gran Coupé), 170 cv, com consumos de 5,8 l/100 km. Enquanto o diesel 220d, com 163 cv de potência, promete consumos de 4,6 l/100 km.

Igualmente disponível, um 218d de 150 cv, mas cujos consumos anunciados são mais altos (5,0 l/100 km) que os do 220d, devido ao facto de não dispor do apoio de um sistema híbrido de 48V, que, tanto o diesel, como o gasolina, possuem.

Finalmente e como motorização de topo, um M235 xDrive com 300 cv de potência e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9s, a anunciar consumos de 8,2 l/100 km, mas que, graças também à integração, de série, do pacote M Sport, com suspensão adaptativa M (reduz a altura ao solo em até 8 mm), direcção desportiva e sistema de travagem M com discos em material compósito, adiciona não somente mais agilidade e eficácia, como também mais conforto.  

Salientar, ainda, que todas as motorizações serão propostas, de fábrica, com caixa automática Steptronic de dupla embraiagem e sete velocidades, embora apenas o M235 conte, de série, com sistema de tracção integral xDrive.

Esperado em março de 2025

A terminar, dizer apenas que a BMW pretende dar início à produção da segunda geração do Série 2 Gran Coupé ainda durante este ano, na sua fábrica de Leipzig, na Alemanha, de forma a arrancar com a comercialização em março de 2025.

Preços, nomeadamente, para o mercado português, só lá mais para a frente...