Destinado a ocupar o nicho dos modelos compactos com carroçaria esticada e ares de coupé, o novo BMW Série 2 Gran Coupé chega a Portugal em março, com três motorizações e preços a partir de 36.500€. Estivemos na apresentação.
Desenvolvido sobre a plataforma UKL2, comum à Série 1 e ao Mini, o novo BMW Série 2 Gran Coupé é a mais recente proposta da casa bávara, para um sub-segmento onde o Mercedes CLA há algum tempo tem vindo a dar cartas.
Em pouco mais de 4,5 metros, o BMW Série 2 Gran Coupé desenha uma carroçaria elegante, sublinhada por quatro portas sem moldura para os vidros.
Partilhar a arquitetura como o Série 1 significa abdicar da tração traseira e dos motores longitudinais de seis cilindros. Estes, como a tração traseira, deverão permanecer no Série 2 Coupé de duas portas.
LEIA TAMBÉM
NOVO BMW M3 DIESEL PROMETE APIMENTAR O DEBATE
Com mais espaço, o Série 2 Gran Coupé liberta mais 33 mm para as pernas dos passageiros da fila traseira e acrescenta 40 litros à capacidade da bagageira do Série 2 Coupé.
Visto de frente, não há como distinguir o Série 2 Gran Coupé do Série 1. Com exceção das óticas full LED de série são iguais até ao pilar A.
Deste para trás, a carroçaria assume uma identidade própria. Mais elegante.
Por dentro não há grandes diferenças a registar. Materiais de qualidade e o arsenal tecnológico indispensável a um automóvel do Século XXI marcam o estilo de um habitáculo elegante e sofisticado.
Três motores no lançamento
Para o lançamento estarão disponíveis três motorizações. A unidade de três cilindros e 140 cv que conhecemos do Mini dá corpo ao BMW 218i (36 500 €), que representa a base da oferta.
No outro extremo encontra-se BMW M235i xDrive (61 000€), com motor de dois litros, quatro cilindros e 306 cv.
A gasóleo, a gama inicial limita-se ao conhecido motor de dois litros e 190 cv do BMW 220d (47 000€).