Com o objetivo de acomodar os lançamentos para os próximos anos, a BMW pediu o registo de 48 nomes. Muito provavelmente, a própria designação dos modelos da marca poderá ser alterada.
A BMW pediu o registo de marca para 48 nomes no Instituto de Propriedade de Marcas e Patentes da Alemanha. Os pedidos estão relacionados com o elevado número de automóveis elétricos novos que a marca tenciona lançar nos próximos anos e deixa perceber que existem planos para rever a convenção relativa à designação dos modelos.
Atualmente, a identificação dos modelos é assegurada por três números que indicam a gama, a motorização e o nível de equipamento. No caso de uma versão desportiva, aqueles números são precedidos pela letra M ou seguidos por um sufixo com d, i ou e, os quais indicam o tipo de motor.
Genericamente, os modelos são identificados pelo primeiro número, como o Série 3, que pode ir, por exemplo, desde um 318i a um M340i.
Diferente e igual
As novas marcas registadas incluem nomes como os prefixos i, X e iX, que podem ser aplicados ao i120, iX30 e X70. Transpondo para a gama atual, isto sugere que o i20 e o iX30 pertencem à Série 1, enquanto o X750 será um Série 7. O X refere-se a um SUV ou crossover como o X7 ou o X5, enquanto o prefixo i indica que se trata de um veículo elétrico como o i4, por exemplo.
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Como a BMW vai continuar a comercializar veículos de combustão juntamente com viaturas elétricas e híbridas, as convenções de nomes deverão refletir as designações atuais dos modelos. No caso do Série 5, a versão de combustão a gasolina deverá ter uma designação como 530i e o diesel 530d. O híbrido plug-in deverá ter a identificação 530e e o elétrico i530.
A BMW pediu apenas o registo de marca de um modelo M, que foi o M350. Provavelmente será uma versão desportiva do Série 3, que se posicionará acima ou substituirá o M340i.