Numa altura em que o fabricante prepara uma nova geração de veículo elétricos, Oliver Zipse, CEO do BMW Group, deixou já a promessa: quando chegarem ao mercado, estes novos elétricos, baseados na plataforma Neue Klasse, tornar-se-ão uma referência no que à autonomia, velocidade de carregamento e preço diz respeito!
A promessa de Oliver Zipse foi publicamente afirmada durante o último Consumers Electronic Show, com o CEO do BMW Group a assegurar que, esta nova geração de veículos elétricos, baseados na próxima plataforma já conhecida como Neue Klasse, será uma referência, não apenas no que ao fabricante de Munique diz respeito, mas também numa perspectiva global.
"A BMW será a referência do mercado em termos de autonomia, velocidade de carregamento e preço", garantiu Zipse, reafirmando, em declarações reproduzidas pelo Automotive News Europe, "não esqueçam, também preço!".
No entanto e embora esta fixação no aspecto do preço, seja, sem dúvida, de assinalar, até porque a BMW é, em todos os seus aspectos, uma marca premium, valerá a pena recordar que, no que à autonomia diz respeito, a marca alemã já avançou que a Neue Klasse utilizará baterias de células cilíndricas Gen 6. As quais, sendo uma novidade total, prometem, face à tecnologia atual, um aumento da densidade energética em mais de 20%, uma subida da velocidade de carregamento em mais de 30% e uma autonomia melhorada também em 30%.
De resto, estas novas células anunciam-se, igualmente, 50% mais baratas de produzir, desde logo, por serem instaladas directamente na bateria, abdicando da camada do módulo. Sendo que a BMW também já avançou que as células recorrerão a uma química à base de níquel, acrescida de uma percentagem reduzida de cobalto, além de outras tecnologias de ponta.
LEIA TAMBÉM
BMW M. Veículos elétricos desportivos vão ter "Mão de Deus"
Aliás, ainda em novembro último, a BMW avançava à britânica Car Magazine que a Neue Klasse com arquitectura 800V seria capaz de garantir potências até 1.360 cv, sistemas de propulsão com até quatro motores elétricos, mas também sistemas de tracção, tanto traseira, como integral. Sendo que, no capítulo das baterias, a capacidade poderá variar entre os 75 e os 150 kWh, assegurando, assim, autonomias até 1.000 quilómetros.
Para 2025
A terminar, recordar, ainda, que o primeiro modelo construído com base na nova plataforma Neue Klasse será uma berlina do tipo Série 3, a produzir na fábrica da BMW na Hungria, e que deverá chegar ao mercado em 2025. Seguindo-se um SUV desportivo, cuja montagem será levada a cabo nos EUA, mais precisamente, nas linhas de montagem de Spartanburg.