BMW. E se lhe disséssemos que este é o próximo Série 3?

O novo protótipo BMW i Vision Dee de uma berlina elétrica da BMW antecipa o design e as caraterísticas técnicas do próximo Série 3...

O novo protótipo de uma berlina elétrica da BMW, denominado BMW i Vision Dee, antecipa o design e as caraterísticas técnicas do próximo Série 3, que baseado na plataforma Neue Klasse, estando prevista produção para 2025.

Planeado com entrar em produção em 2025 como sucessor da berlina elétrica BMW i3 lançada recentemente para o mercado chinês, o protótipo BMW i Vision Dee com carroçaria de quatro portas apresentado no CES de Las Vegas assenta na plataforma Neue Klasse da BMW.

Aquela arquitetura foi desenhada para estar preparada para servir de base aos futuros modelos de combustão, aos híbridos plug-in e aos veículos elétricos da BMW.

O BMW i Vision Dee – em que o nome "Dee" significa Digital Emotional Experience – mostra como o futuro do setor automóvel está a transformar-se, criando uma experiência digital cada vez mais orgânica e personalizada entre o condutor e o veículo. 

BMW i Vision Dee ou a experiência digital emocional, segundo a marca bávara

As funcionalidades de assistente de voz e possibilidades de assistência à condução surgem aqui evoluídas, mostrando o potencial futuro da "Dee" enquanto companhia durante a condução.

"Com o BMW i Vision Dee, estamos a mostrar as possibilidades que existem quando inovações de hardware e software se unem", afirma Oliver Zipse, CEO do BMW Group.

"Desta forma, conseguimos explorar todo o potencial da digitalização e transformar o veículo num 'companheiro' de viagem inteligente. É este o futuro das fabricantes automóveis – e, também, da BMW: a fusão entre a experiência virtual e o genuíno prazer da condução", acrescenta o responsável da marca de Munique.

Design inspirado no BMW Circular

Em termos de design exterior, o BMW i Vision Dee é muito semelhante ao protótipo BMW Circular apresentado no Salão Automóvel de Munique. A marca refere que o estilo é uma "uma reinterpretação das linhas tradicionais de uma berlina da marca, que aqui inclui a integração de elementos físicos e digitais – phygital. É o caso dos faróis circulares que surgem aqui a substituir elementos analógicos".

No interior destaque para a nova versão do BMW Head-UP Display que agora se expande preenchendo toda a extensão do vidro frontal, servindo, assim, de exemplo para o que podemos encontrar em futuras gerações de veículos. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_galeria-006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-i-vision-dee_001.jpg]

A partir de 2025, uma versão padrão desta inovação começará a fazer parte dos modelos da Neue Klasse. A marca revelou ainda a nova evolução do BMW iX Flow Featuring E Ink, funcionalidade apresentada na edição de 2022 do CES e que correu o mundo, mostrando como o veículo poderia mudar de cor, entre o branco e o preto. 

Com o BMW i Vision Dee, esta funcionalidade experimental soma agora um total de 32 opções de cor, dando uma visão futurista sobre um dos possíveis caminhos da personalização do veículo. Há, no entanto, ainda mais possibilidades de transformar o veículo totalmente à medida do condutor.

Condução imersiva

Para proporcionar uma experiência de condução imersiva ao BMW i Vision Dee foi desenvolvido o sistema BMW Mixed Reality Slider. Através de sensores no painel de instrumentos, os condutores terão toda a autonomia para decidir o conteúdo digital que lhes é exibido. 

LEIA TAMBÉM
O primeiro M desde 1981. BMW apresenta o super-SUV XM

Aquele processo de seleção conta com cinco etapas distintas, que permitem na sua versão mais simples partir de uma visão mais analógica e tradicional, e, a partir daí, por opção do condutor, incluir informações adicionais sobre a condução, outros conteúdos do sistema de comunicação, projeções de realidade aumentada, até abrir caminho a mundos virtuais.