O segundo protótipo do BMW Série 7 V16 esteve escondido durante mais de três décadas e estava equipado com o motor V16 "Goldfisch" que nunca chegou a ser produzido.
Fabricado em 1990, o protótipo 750iL estava dotado com o motor V16 "Goldfisch" de 6,6 litros da BMW. Apesar de nunca ter sido produzido em série, a marca alemã afirma que desenvolvia uma potência de 350 cv e era capaz de levar esta berlina de luxo até aos 250 km/h.
Segundo o BMWblog, este é o segundo protótipo oculto da coleção secreta da BMW, embora não seja tão impressionante que o 716iL Goldfisch de 1987. Este protótipo resultou do trabalho desenvolvido pelos engenheiros da BMW para criar a máxima expressão do luxo e nesse sentido construíram um bloco V16 de 6,6 litros.
Apesar de prometedor, aquele motor, denominado "Goldfisch" só foi montado em dois protótipos de berlinas da Série 7, que nunca chegaram à produção.
Guardado na coleção da marca
Após o já mencionado BMW 716iL Goldfisch de 1987, baseado na geração E32 fabricada entre 1986 e 1994, a marca bávara fabricou discretamente um segunda versão, a partir de um protótipo de desenvolvimento da geração E32 seguinte (1995-2001).
Desde que a BMW abandonou a ideia de um motor V16, o 750iL V16 Goldfisch de 1990 permaneceu guardado na coleção da marca durante marcas. A sua primeira aparição pública vai ocorrer no Salão Techno-Classica que decorre em Essen, na Alemanha.
O BMW 750iL V16 Goldfisch estava dotado com todos os acessórios que poderia esperar de um automóvel de luxo da década de '90 do século passado, com bancos cómodos nos lugares traseiros e um telefone fixo na seção dianteira.
O protótipo apresenta uma imagem exterior peculiar com os seus faróis redondos, retrovisores e linha do tejadilho.
Potências elevadas para a época
Por baixo do capot encontra-se o enorme bloco V16 de 6646 cc, acoplado a uma transmissão automática de cinco velocidades, que conseguia atingir as 5000 rpm e debitar uma potência de 343 cv.
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Será de referir o Goldfisch anterior tinha um motor ligeiramente maior, com 6651 cc com 402 cv e além disso tinha uma caixa manual de seis velocidades. Estes valores estão longe de ser impressionantes para os padrões de 2024, já que o M3 Berlina com motor de seis cilindros tem 480 cv e o M3 Competition xDrive 510 cv. Por isso, para aquela altura, os 400 cv teriam sido um grande salto em termos de potência.
Será de relembrar que aqueles motores de grande cilindrada eram aspirados, ao contrário do que sucede atuamente em que os propulsores são sobrealimentados.