A BMW pretende ampliar substancialmente a sua oferta de veículos elétricos, estando previstos nove modelos novos até 2025, começando pelas berlinas i5 e i7, ao abrigo de um ambicioso plano de crescimento a dez anos.
A BMW está a implementar o novo plano de sustentabilidade "Power of Choice", que prevê a comercialização de mais de sete milhões de veículos eletrificados, isto é, híbridos plug-in e cem por cento elétricos, até ao final de 2030.
O novo plano, que também inclui dois modelos elétricos para a Mini, tem o objetivo de tornar a BMW na marca líder de veículos elétricos premium num segmento onde também estão presentes a Audi, a Jaguar, a Mercedes-Benz e a Tesla.
Por outro lado, contribuirá para a reduzir as emissões de dióxido de carbono dos novos modelos e cumprir as exigências comunitárias.
O BMW Group já vendeu, até agora, mais de meio milhão de veículos eletrificados das marcas BMW e Mini, mas o objetivo passa por duplicar esse volume até final de 2021, na sequência do lançamento de novos modelos elétricos e híbridos plug-in.
Os objetivos da marca de Munique são ambiciosos: 4,6 milhões de unidades cem por cento elétricas nos próximos dez anos.
LEIA TAMBÉM
BMW iX será proposto em três níveis de potência até 600 cv
Isso significa uma média anual de 460 mil unidades, o que representa um crescimento substancial face aos 42.249 veículos comercializados no ano passado e todos do modelo BMW i3. Além disso, a BMW também pretende vender 2,4 milhões de veículos híbridos plug-in.
Versões eletrificadas de todos os modelos
Para alcançar esta meta, a BMW anunciou a disponibilização de versões híbridas plug-in de todos os modelos e o reforço da oferta de veículos elétricos.
Entre os novos modelos incluem-se o SUV iX3, recentemente apresentado, o coupé de cinco portas i4, que chega em 2021, e a versão de produção do SUV iNext, que provavelmente receberá a designação iX5.
A BMW também já confirmou uma versão elétrica do pequeno SUV X1, denominado iX1, que indiretamente substituirá o atual i3, além dos novos i5 e i7, baseados nas novas gerações do Série 5 e Série 7, respetivamente.
A marca bavára deverá lançar ainda uma versão elétrica do novo BMW Série 3, que utilizará a cadeia cinemática do i4. Com a descontinuação da produção do atual i3 é provavelmente que a nova berlina elétrica baseada no Série 3 adote a designação i3.