A par de nova nomenclatura. BMW conta já seis novos elétricos com Neue Klasse

Apontada como determinante para a mobilidade elétrica, a futura plataforma Neue Klasse será utilizada pela BMW num mínimo de seis carros.

Apontada pelo próprio fabricante como um elemento determinante no futuro da mobilidade elétrica, a futura plataforma para veículos elétricos Neue Klasse será utilizada pela BMW num mínimo de seis novos carros. A começar, num SUV e numa berlina para o segmento médio… para 2026.

A notícia é avançada pela Automotive News Europe, destacando o facto da BMW encarar a Neue Klasse um pouco como aconteceu com o primeiro i3 - uma proposta verdadeiramente fraturante, avançada no tempo em que surgiu, e sem igual em qualquer outro dos players do mercado automóvel.

Desenhada para ser o veículo perfeito na transição da marca de Munique rumo à mobilidade 100% elétrica, esta nova plataforma de 800V tem no coração uma bateria de alta tensão que, ao invés de ser aplicada sobre a estrutura, faz parte, enquanto elemento estrutural, desta última. Também como forma de reduzir o peso do conjunto e o custo da montagem.

O BMW iVision Neue Klasse Concept é a mais recente interpretação das potencialidades da plataforma Neue Klasse
O BMW iVision Neue Klasse Concept é a mais recente interpretação das potencialidades da plataforma Neue Klasse

Quanto às células da bateria, passam a ser cilíndricas, feitas a parte de células prismáticas, garantindo, assim e segundo a BMW, uma melhor embalagem, menor altura total e maior densidade de energia.

LEIA TAMBÉM
Com os 1.000 km na mira. BMW Vision Neue Klasse é o elétrico para produzir em 2025

Depois e juntamente com a plataforma Neue Klasse, a marca alemã estreará ainda a sexta geração do conhecido sistema de propulsão BMW eDrive, mais leve, mais compacto e 40% mais económico que a atual versão. Sendo que as previsões do fabricante são de que também consiga um consumo de energia 25% menor.

A base de seis novos EV… para já

Concebida para abranger, num futuro não muito distante, toda a oferta da BMW, a Neue Klasse deverá dar origem, para já, a um total de seis novos modelos zero emissões, a começar num SUV com o nome de código NA5. E que, também conhecido como iX3, deverá chegar ao mercado no final de 2025, vindo da nova fábrica da marca na Hungria.

Igualmente prevista está uma versão maior deste mesmo modelo, para já conhecida apenas como NA6, cujo fabrico e comercialização terá lugar no mercado chinês.

O iX1 é um dos modelos que terá substituição com a chegada da Neue Klasse ao mercado
O iX1 é um dos modelos que terá substituição com a chegada da Neue Klasse ao mercado

Já em 2026, o arranque da produção do segundo modelo com base na Neue Klasse, uma berlina com dimensões muito semelhantes às do atual Série 3 que, com o nome de código NA0, será produzida em Munique, acrescenta a Automotive News. Mas que também será comercializada em mercados como o México ou a China.

Ainda em 2026, um coupé de nome iX4, para já conhecido apenas pelo nome de código NA7, além de uma espécie de carrinha, cuja chegada só deverá acontecer, no entanto, no ano seguinte.

Finalmente e como sexto modelo já aprovado, um SUV compacto, presentemente com o nome de código NB5, e que terá por missão substituir o atual iX1.

Nova nomenclatura também a caminho

A terminar, a publicação garante ainda que, com a chegada do primeiro modelo baseado na Neue Klasse, a BMW introduzirá ainda uma nova nomenclatura, concebida para evitar confusões, junto dos clientes, relativamente aos modelos que protagonizam a transição para a mobilidade exclusivamente elétrica.

Com a chegada da nova nomenclatura, a BMW deixará de fazer diferenciação, nos nomes dos modelos a combustão, entre os gasolina e os Diesel
Com a chegada da nova nomenclatura, a BMW deixará de fazer diferenciação, nos nomes dos modelos a combustão, entre os gasolina e os Diesel

Assim e no caso dos modelos zero emissões, designações iniciadas invariavelmente pela letra 'i', tipo i320 ou i330, ao passo que os modelos exclusivamente a combustão passarão a ser designados apenas e só por números (320, 330, etc…), perdendo tanto o 'i' que atualmente é utilizado nas versões a gasolina, como o 'd' que distingue os Diesel.