BMW. Plataforma Neue Klasse também vai albergar trens de força a hidrogénio

Até aqui destinada à futura geração de elétricos BMW, a plataforma Neue Klasse também vai receber trens de força a hidrogénio.

Até aqui apontada como a solução para a futura geração de elétricos BMW, a plataforma Neue Klasse pode, afinal, acomodar outros tipos de sistemas de propulsão. Como, por exemplo, soluções a hidrogénio, variante na qual, avançam as últimas notícias, o fabricante já estará, inclusivamente, a trabalhar.

A notícia é avançada pelo site Autoblog, citando declarações do director geral responsável pelo desenvolvimento da Neue Klasse, Jürgen Guldner, segundo as quais a BMW está já a trabalhar na possibilidade da nova plataforma vir a integrar todos os componentes que fazem parte de um sistema de propulsão a hidrogénio.

Contudo, Guldner também terá assumido que, esta nova solução, não deverá ficar concluída antes de 2025, até porque, revelou, o objectivo passa por torná-la apta para um maior número de modelos.

Para já aplicada, com a configuração que a foto documenta, num protótipo do iX5, uma nova solução de propulsão a hidrogénio deverá ser estreada com a futura plataforma Neue Klasse
Para já aplicada, com a configuração que a foto documenta, num protótipo do iX5, uma nova solução de propulsão a hidrogénio deverá ser estreada com a futura plataforma Neue Klasse

Vale a pena recordar que a Neue Klasse era encarada, até aqui, como uma arquitectura concebida especificamente para albergar a próxima geração de veículos elétricos do BMW Group, sendo que, a sua introdução no mercado, deverá começar com uma berlina, muito provavelmente a futura geração Série 3, seguida de um SUV compacto.

No entanto e com a nova adequação agora revelada, tudo aponta para que muitos mais modelos venham a beneficiar da plataforma, conjugada, inclusivamente, com trens de força movidos a hidrogénio.

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Nestas declarações, o mesmo responsável revela, ainda, que a adequação da Neue Klasse a uma solução de propulsão diferente da elétrica, é um desafio que está ainda numa fase inicial, sendo que, neste momento, a BMW está também a trabalhar num acomodar mais inteligente e eficiente, de todos os componentes que fazem parte do sistema a hidrogénio.

Especificamente no caso dos tanques, Guldner avançou que a ideia é apostar em depósitos mais pequenos, distribuídos entre ambos os lados da plataforma, preferencialmente ocupando o mesmo espaço que a bateria de um veículo elétrico. Espaço que, de resto e conforme também recorda este director, vem permitir, desde logo, uma maior flexibilidade quanto ao número de tanques de hidrogénio a utilizar, em função do tipo e utilização do modelo.

A fábrica da BMW em San Luis Potósi, no México, foi a escolhida para produzir o primeiro modelo baseado na Neue Klasse
A fábrica da BMW em San Luis Potósi, no México, foi a escolhida para produzir o primeiro modelo baseado na Neue Klasse

De resto e como o motor já tem o seu espaço próprio, de origem, no carro, a única questão a pensar, numa solução a hidrogénio, é, precisamente, encontrar o design e o posicionamento mais adequado para os depósitos, concluiu o responsável pelo programa da Neue Klasse.