Com os 1.000 km na mira. BMW Vision Neue Klasse é o elétrico para produzir em 2025

Depois do i Vision Dee apresentado no CES 2023, a BMW mostrou, em Munique, o concept Neue Klasse, com a meta dos 1.000 km no horizonte.

Depois do i Vision Dee apresentado no CES 2023, a BMW acaba de mostrar, em Munique, o concept que antevê a futura geração de veículos elétricos da marca alemã: o Vision Neue Klasse. Proposta 100% elétrica de aspecto "quase monolítico", que não renega os 1.000 km de autonomia, e cuja passagem à produção fica desde já assegurada, para 2025.

Exibindo uma evolução daquela que foi a linguagem de design estreada no concept i Vision Dee, o novo BMW Vision Neue Klasse vem acrescentar, a esse mesmo "esboço", um número maior de elementos e pormenores, muitos deles, certamente, com passagem à produção.

Assim e tendo por base a futura plataforma para veículos elétricos com o mesmo nome, o Neue Klasse Concept começa num capot inclinado em forma de nariz de tubarão, na ponta do qual surge uma nova interpretação da tradicional grelha frontal de duplo rim - não apenas iluminada, mas a integrar, igualmente, as ópticas LED dianteiras. Solução que, de resto, se replica na traseira, onde, tal como à frente, o emblema da marca surge impresso directamente na chapa; aliás, não há um único elemento metalizado neste concept!

LEIA TAMBÉM
Chega a 2 de setembro. BMW Vision Neue Klasse Concept mostra nova grelha

Igualmente nova face ao mostrado no i Vision Dee, é a integração de um difusor dianteiro, de cor preta e aspecto revirado, que contribui para uma imagem geral bem mais desportiva neste Vision Neue Klasse. Ajudado igualmente pelas novas jantes de 21", claramente inspiradas naquele que era o design clássico das rodas dos carros de corrida da marca de Munique.

Melhor autonomia, maior eficiência

Graças a uma estética que a própria BMW denomina de "quase monolítica", vantagens, também e segundo fabricante, na autonomia, que em resultado das linhas e soluções exteriores acaba aumentando 30%, tal como na eficiência, que sobe 25%. Ao passo que e fruto da aplicação da sexta geração da tecnologia iDrive, mas também das especificidades do próprio conceito Vision Neue Klasse, as baterias prometem uma densidade 20% maior, 25% mais de eficiência, além de uma rapidez de carregamento 30% maior.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_traslatandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_portasabertas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_lateralfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_frte-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_diagotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_latfrteandar.jpg]

 Resultado destas conquistas e embora a BMW se recuse a avançar valores específicos quanto à autonomia, a garantia de que, os 1.000 quilómetros anteriormente prometidos, não estão, definitivamente, fora de questão. Existindo, pelo contrário e desde já, a garantia, de que o novo sistema eDrive, cujo fabrico foi entretanto entregue à fábrica do construtor em Debrecen, na Hungria, abdicará de quaisquer combustíveis fósseis.

Habitáculo retro e minimalista

Já no habitáculo, a presença da mais recente geração do sistema  infoentretenimento iDrive da marca, concebida para ser exibida num ecrã táctil em forma de paralelogramo (polígono de quatro lados cujos lados opostos são paralelos), embora sem perder, tanto o Assistente Pessoal Inteligente BMW, como os botões multifuncionais no volante.

Novidade, contudo, é também aquilo que a marca designa de "Visão Panorâmica" e que é uma espécie de complemento mais espetacular ao tradicional head-up display. O qual, mantendo a informação mais básica, vê os restantes dados projectados na linha de visão e a toda a largura do pára-brisas, para que, tanto o condutor, como o passageiro da frente, possam com eles interagir, através do sistema de controlo por gestos.

Num ambiente de estética retro e minimalista, a presença, ainda, de bancos tipo lounge num veludo amarelo, o mesmo material que é possível observar no tablier e painéis interiores das portas. Sendo que, destacado do tablier, apenas o invulgar volante de formas quadradas, além do único ecrã digital, colocado em posição central.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_tablierlateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_bancostraseiros.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_bancosdianteiros-cópia.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_tablier2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_tejadilhovidro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMWiVisionNeueKlasseConcept2023_posiçãocondução.jpg]

Para 2026

Para já apresentado como concept, a BMW prepara-se agora para apresentar, em data ainda a divulgar, a versão de produção deste Vision Neue Klasse. O qual, diga-se, já tem calendarizado o arranque da produção, precisamente em Debrecen, na Hungria, para 2025.

Quanto à comercialização, o primeiro desta nova geração de veículos elétricos da BMW deverá começar a chegar aos concessionários em 2026.