Atualmente a preparar uma nova geração de veículos elétricos, baseados numa nova arquitectura de nome Neue Klasse, a BMW acaba de revelar a forma como será feita a estreia desta nova solução, no mercado. Mais concretamente, através do lançamento de uma berlina e - naturalmente! - de um SUV.
Hoje em dia com uma presença no segmento dos veículos elétricos (EV) feita através do "convertido" i4, assim como do genuinamente elétrico iX, a BMW prepara já aquela que será a próxima era, em termos de EV, baseada numa nova arquitectura, ainda em desenvolvimento, a que foi dado o nome de Neue Klasse. Ou, numa tradução livre para português, Nova Classe.
Mas se o anúncio de uma nova geração de elétricos já havia sido oficialmente divulgada pela BMW, já quanto à forma, ou formato, que estas propostas adoptarão, uma vez chegados ao mercado, era algo que continuava no segredo dos deuses... até hoje.
Num longo comunicado sobre o desempenho comercial da marca de Munique, durante a primeira metade de 2022, foi o próprio CEO do BMW Group, Oliver Zipse, que avançou mais um pouco sobre a tema da Neue Klasse, ao afirmar que esta nova arquitectura chegará ao mercado, servindo de base a duas novas propostas - uma berlina elétrica, seguida de um SUV compacto.
LEIA TAMBÉM
Duas forma distintas de EV. BMW e McLaren ponderam projecto conjunto
"Produtos emocionais e tecnologia inovadora são e continuarão a ser, a espinha dorsal do nosso sucesso comercial" sentenciou Zipse, garantindo que, "a nossa gama de veículos totalmente elétricos, que tem vindo a crescer rapidamente, com o BMW Operating System 8, tem impressionado, tanto clientes, como especialistas - e é já um fator central nas nossas vendas atuais"
Entretanto e "a partir de 2025, daremos o próximo grande salto, com a Neue Klasse, a qual definirá aquilo que o BMW Group representará, no futuro. Em princípio, tudo começará com uma berlina compacta para o mesmo segmento do Série 3, seguida de um SUV desportivo. Até ao final da década, a Neue Klasse deverá responder por mais de metade de nossas vendas."
De resto e embora a BMW não pretenda, pelo menos para já, revelar muito sobre esta Neue Klasse, um relatório interno conhecido ainda no início deste ano apontava no sentido desta nova arquitectura poder vir a dar origem a, não apenas um ou dois modelos elétricos, mas a toda uma gama de EV. A qual abarcará desde modelos mais mainstream, até propostas mais exclusivas e de alto desempenho.
Transformação chega em meados da década
Finalmente e a par da introdução desta nova arquitectura, a BMW promete, desde já, a adopção de novas tecnologias e processos de produção, já a partir de meados da presente décadas, com os quais o fabricante visa a implementação de uma economia circular.
Quanto ao primeiro modelo Neue Klasse, deverá ser apresentado, igualmente, em meados desta década, mais concretamente, em 2025.