Graças à Neue Klasse. BMW pode vir a ter superdesportivo EV com 1.360 cv!

Depois do Vision M Next de 2019, a BMW pode vir agora a apresentar um superdesportivo EV com 1.360 cv, com base na Neue Klasse.

Sonhado pelos fãs desde o início deste século, altura em que foi desvendado o concept M1 Hommage, a BMW volta, agora, a reavivar esse sonho, aproveitando a chegada da nova plataforma Neue Klasse. A qual, conjugada com as linhas de outro concept, o Vision M Next de 2019, poderá resultar num superdesportivo de quatro motores elétricos, a debitarem 1.360 cv de potência!

Embora e pelo menos para já, ainda sem luz verde, com vista a uma possível passagem à produção, a verdade é que a hipótese não foi descartada pelo responsável máximo da BMW pelo departamento de Engenharia e Pesquisa & Desenvolvimento, Frank Weber. O qual, durante um chat com o BMWBlog, revelou que a nova plataforma Neue Klasse, vem já preparada para uma tal possibilidade.

Segundo este mesmo responsável, a nova plataforma, que servirá de base aos futuros modelos 100% elétricos (EVs) da BMW, está igualmente capacitada para albergar propostas de elevadas performances. As quais poderão recorrer a soluções de até quatro motores elétricos, a proporcionarem uma potência conjunta na ordem dos 1.360 cv!

O responsável pelo departamento de Engenharia da BMW, Frank Weber, garante que a arquitectura Neue Klasse poderá ter utilizações muito diversas
O responsável pelo departamento de Engenharia da BMW, Frank Weber, garante que a arquitectura Neue Klasse poderá ter utilizações muito diversas; inclusive, como base para um EV com 1.360 cv de potência!

"Os veículos mais exigentes que temos, em termos técnicos, são os produtos M de elevada performance. Produtos de performances verdadeiramente elevadas. Com a nova arquitectura Neue Klasse, vamos poder proporcionar não apenas flexibilidade, no que diz respeito às baterias de alta tensão, mas também uma arquitectura que tanto pode ser de motor único super-eficiente, como de dois motores, ou até mesmo de quatro motores de até um megawatt", garantiu Weber.

LEIA TAMBÉM
BMW M está a trabalhar num i4 M50 com quatro motores elétricos

Contudo e embora a possibilidade de vir a desenvolver um superdesportivo, a partir da nova Neue Klasse, seja perfeitamente possível, o responsável pela Engenharia da BMW também salientou que, a decisão final quanto à concretização dessa possibilidade, ainda não foi tomada. Recusando, igualmente, a comentar a possibilidade desse novo modelo poder sair de uma possível nova colaboração entre a marca de Munique e a McLaren, como aconteceu, ainda na década de 90, com o icónico F1. O qual continua sendo, ainda hoje, o superdesportivo equipado com motor naturalmente aspirado mais rápido, já feito.

Neue Klasse com estreia prevista para 2025

A terminar, recordar apenas que a BMW pensa estrear a nova arquitectura Neue Klasse numa berlina e num SUV, ambos destinados ao segmento do Série 3, já em 2025, sendo que, a partir daí, poderá servir de base, igualmente, às versões elétricas dos modelos com motores de combustão.

A nova arquitectura para veículos 100% elétricos da BMW deverá chegar já em 2025, no futuro Série 3
A nova arquitectura para veículos 100% elétricos da BMW, Neue Klasse, deverá chegar já em 2025, no futuro Série 3

Dos rumores faz igualmente parte a possibilidade de lançamento de novos modelos de entrada 100% elétricos, os quais poderão adoptar as designações de i1 e i2. Mas cuja data de chegada ao mercado só deverá estar prevista lá para 2028.

Nas restantes marcas do grupo, a Rolls-Royce deverá tornar-se 100% elétrica já em 2030, ao passo que a Mini será a seguir.

De resto e ainda quanto à marca BMW, os seus responsáveis acreditam que, até ao final da presente década, metade das suas vendas poderão ser constituídas por modelos 100% elétricos.