Perto de comemorar 50 anos de existência, a BMW Motorsport promete não deixar que a data passe despercebida, seja a quem for. Mais concretamente, exibindo aquele que foi o emblema original da divisão desportiva, junto ao capot dos futuros M.
Nascida no dia 24 de Maio de 1972, a BMW Motosport GmbH foi criada pelo então membro do conselho de administração da BMW, Bob Lutz, gestor que, alguns anos depois, acabaria por atravessar o Oceano Atlântico para assumir um lugar de liderança, primeiro, na Ford e, em seguida, na General Motors.
Criada com o intuito de assumir a presença da marca de Munique no desporto automóvel, no qual esta já marcava, de resto, presença, desde meados da década de 60 do século passado, a BMW Motosport GmbH passou a fazer-se notar, inclusivamente, no emblema da BMW. O qual, nos carros preparados pela nova divisão, passava a ostentar vários semi-círculos em redor do símbolo central, nas cores azul, vermelha e violeta.
A razão dessa escolha tinha, naturalmente, um significado: o azul era a cor da casa-mãe, o vermelho simbolizava a competição, ao passo que o violeta representava a ligação entre esses dois mundos.
LEIA TAMBÉM
Em desenvolvimento. BMW mostra primeiro teaser oficial da futura M3 Touring
Foi assim durante várias décadas, até que, em 1993, a BMW Motosport GmbH deu origem à BMW M GmbH. Sendo que, também o emblema, acabou (ligeiramente) alterado, nomeadamente, com o violeta a dar lugar a um azul escuro.
Prestes a cumprir 50 anos de existência, a BMW M GmbH prepara-se, agora, para assinalar a efeméride, fazendo regressar o primeiro emblema da divisão. Mais concretamente, fazendo-o sobressair em todos os carros encomendados a partir de janeiro de 2022 e que o fabricante tem previsto começar a produzir em março do mesmo ano.
No entanto, a BMW também afirma que esta é uma decisão que não será imposta aos clientes, os quais têm, sempre, de comunicar o desejo de contar com o emblema de então, no seu novo BMW M. Isto, até porque e segundo notícias já divulgadas, o histórico elemento terá um custo, ainda por conhecer.
Novos M também na calha
Finalmente, importa também esclarecer que a introdução desta recordação do passado, não será a única iniciativa para assinalar o meio século de existência da M. Pelo contrário, a divisão desportiva da BMW tem previsto dar igualmente a conhecer novos modelos M, ao longo de 2022, a começar na estreante M3 Touring.
A par desta, a promessa, ainda, de lançamento da versão mais performante do M4, denominada CSL, assim como do novo M2. Mas, principalmente, daquele que será o primeiro modelo M 100% elétrico.
A juntar a estas novidades, a garantia, ainda, de presença nos principais eventos mundiais de clássicos, que terão lugar ao longo do próximo ano, como é o caso do Concorso d'Eleganza Villa d'Este, do Goodwood Festival of Speed e do Pebble Beach Concours d'Elegance.