A BMW não acredita num futuro cem por cento elétrico e está a trabalhar num novo motor a gasolina que utiliza algumas soluções encontradas nos diesel.
Cada vez são mais os fabricantes que têm dúvidas relativamente a uma única tecnologia para se atingir o objetivo de emissões zero em 2035. A BMW juntou-se à lista ao pedir uma maior aceleração na introdução de combustíveis sintéticos.
Segundo o BMWblog, a marca de Munique estará mesmo a trabalhar num novo e prometedor motor a gasolina que permitirá melhorar o rendimento e baixo consumo, recorrendo a um conceito que há muito tempo existe nos blocos diesel.
A BMW registou uma patente no mês de agosto para melhorar a queima de mistura de ar e gasolina dentro do cilindro que consiste numa cabeça do cilindro com pré-câmara.
Esta ideia é amplamente utilizada nos motores diesel possibilita um melhor controlo a detonação e da temperatura na câmara de combustão, permitindo trabalhar com maiores pressões de injeção de combustível e com taxas de compressão mais elevadas.
A ignição também seria efetuada através de uma vela, mas com o novo desenho seria possível alcançar uma redução do consumo e das emissões, assim como um maior rendimento.
Estreia em 2026
A BMW ainda não quis avançar quaisquer informações acerca da nova geração de motores a gasolina, mas os rumores sugerem que um desenho modular poderá possibilitar a adaptação a configurações de três, quatro, seis ou oito cilindros.
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Apesar do desenvolvimento deste novo motor de combustão, a BNW continua fiel aos seus planos de eletrificação de todos os modelos, de forma semelhante a outros fabricantes que têm vindo a apostar na introdução de motorizações híbridas.
Assim, não será de estranhar que este novo motor a gasolina seja lançado em conjunto com a nova geração de veículos híbridos da BMW. A estreia deste inédito propulsor pode ocorrer em 2026 no futuro X5 (G65).