O BMW Group vai introduzir um modelo de agência de venda direta ao cliente que começará pela marca Mini em 2024, seguindo-se a BMW em 2026. Os concessionários não vão desaparecer, mas os descontos deverão acabar, já que os preços dos modelos serão iguais em todo o lado.
O BMW Group está a planear uma mudança radical das vendas dos veículos novos das marcas Mini e BMW. O construtor de Munique irá introduzir um modelo de vendas diretas nos próximos anos com o objetivo de tornar o processo de aquisição mais transparente e fácil para o cliente.
No âmbito da nova estratégia, isto não significa que os concessionários não estejam envolvidos e recentemente o diretor de marketing e vendas do BMW Group Pieter Nota avançou alguns detalhes relativamente ao novo modelo de operação.
A BMW denominou a nova forma de vender automóveis como modelo de agência. Isto significa que será a BMW a faturar diretamente ao cliente final, enquanto o concessionário recebe um valor fixo por cada venda. Como resultado, o cliente obtém o mesmo preço onde o novo modelo de venda estiver em vigor.
A BMW considera que este novo método irá beneficiar todas as partes envolvidas no processo de aquisição de um veículo novo. O fabricante alemão diz ainda que houve um mal-entendido relativamente ao modo de funcionamento do novo modelo de vendas.
Mini estreia modelo de agência
O novo modelo de agência será estreado pela marca Mini em 2024, seguindo-se depois a BMW em 2026. Por enquanto, o modelo de agência será aplicado apenas nos mercados europeus.
"Iremos melhorar a experiência do cliente e proporcionar um modelo de negócio atrativo para os nossos agentes e ao mesmo tempo ganhamos acesso direto ao cliente. Estes são os três aspetos mais importantes nos nossos planos," afirmou Pieter Nota numa entrevista recente à Automotive News.
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Além do BWM Group outros construtores irão implementar o modelo de agência na Europa como a Mercedes-Benz ou a Ford. Neste último caso, as vendas diretas começarão pelos veículos elétricos.