Apesar dos problemas causados pelo Covid-19, o BMW Group conseguiu ter, em 2021, o seu melhor ano de vendas de sempre, com um crescimento de 9,1 por cento face a 2020. Subida que fez, igualmente, da marca de Munique, o fabricante número um, no segmento premium global, à frente da rival Mercedes-Benz.
Concluído o ano de 2021 com um total de 2.213.795 unidades comercializadas, o BMW Group registou, ainda e como primeiro destaque, uma forte subida na venda de veículos elétricos. Com o fabricante alemão a chegar ao final do ano transacto com um total de 328.316 unidades transaccionadas, somando já os resultados, quer da BMW, quer da Mini.
De resto e ainda segundo os números divulgados pelo fabricante automóvel alemão, cerca de 13 por cento de todos os carros BMW e Mini vendidos em 2021, a nível global, foram modelos elétricos. Enquanto, na Europa, este tipo de propostas representou 23 por cento da totalidade das vendas.
Falando de modelos, destaque para o facto de, um em cada dez BMW X3 vendidos, contarem com motorização elétrica, ao mesmo tempo que, no caso do já bem conhecido i3, o crescimento foi igualmente significativo. Mais concretamente, com as vendas a subirem 4.5 por cento, para um total de 28.216 unidades.
Já na Mini, a variante de três portas elétrica representou um terço da totalidade das vendas deste modelo, o que significa um total de 24.851 unidades. Número que representa, tanbém, um crescimento impressionante de 98,2 por cento.
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"Em 2022, queremos continuar o nosso crescimento com lucros e expandir sistematicamente a nossa gama de veículos elétricos", disse Pierter Nota, membro do conselho de vendas da BMW. Acrescentando que, "nós estabelecemos metas de crescimento particularmente nesta área e pretendemos mais do que dobrar as nossa vendas de veículos elétricos, em relação ao ano passado."
Nem os 'M' não ficaram atrás
Num ano de retumbante sucesso, também a gama M da BMW teve o seu melhor ano de sempre, ao vender 163.542 veículos. Com o M3 e o M4 a surgirem como os modelos em maior destaque.
Passando à análise por mercados, as vendas na Europa cresceram 3.9 por cento, levando a que a BMW vendesse, em 2021, um total de 948.087 unidades, enquanto, na China, foi alcançado mais um recorde, com a entrega de 846.237 automóveis da BMW e da Mini. Número que resulta num crescimento de 8,9 por cento.
Nos Estados Unidos, as vendas aumentaram 20,8 por cento, o que se traduz em 336.644 unidades, sendo que, destas, o grosso foi composto pelos SUV. Com a gama X a representar 60 por cento de todas as vendas.
Com estes números e observado o panorama no geral, tal significa que a BMW ultrapassou a Mercedes-Benz em vendas, pela primeira vez, em cinco anos.
Até a Rolls-Royce!…
De resto, a outra marca do BMW Group, a Rolls-Royce, teve, também, o seu melhor ano de sempre, em vendas, em 117 anos de história, com um crescimento, em 2021, de 49 por cento, face a 2020.
Um feito para o qual, diga-se, muito contribuiu, segundo os números apurados pela britânica Autocar, a chegada do novo Ghost, com 88 unidades, ainda que, o modelo mais vendido, tenha sido o Cullinan, com 128 unidades.
Ao todo, a Rolls-Royce vendeu 5.586 unidades, ou seja, mais 1.836 do que em 2020.