BMW garante que "os V8 vieram para ficar"... com exceções

A BMW acaba de anunciar que pretende continuar a oferecer motores V8 nos seus modelos mais potentes. A procura elevada nos Estados Unidos da América e no Médio Oriente influenciam a decisão.

Enquanto na Europa a aposta é nos elétricos, nos Estados Unidos da América (EUA) e no Médio Oriente, a BMW continua a manter vivo o motor puramente a combustão . Em específico, o motor V8.

Numa entrevista à Automotive News, o chefe de desenvolvimento da BMW, Frank Weber, afirmou claramente: “Os V8 vieram para ficar. Continuaremos a oferecer motores V8”.

Embora reconheça que motores híbridos de seis cilindros podem alcançar desempenhos semelhantes, Weber destaca que os compradores dos EUA e do Médio Oriente “gostam da suavidade, do som e da sensação de um V8”.

Normas de emissões ajudam

Além das preferências dos consumidores, as normas de emissões substancialmente mais flexíveis permitem que a BMW continue a disponibilizar este tipo de motores nestes mercados.

Na Europa, contudo, verifica-se o inverso. Os regulamentos mais apertados já justificaram o fim da comercialização de algumas propostas da marca com motores de maiores dimensões.

O 760i, por exemplo, já não é vendido no Velho Continente, exceto na versão Series 7 Protection, blindada e muito mais cara.

Se olharmos para a gama europeia da BMW, encontramos vários motores de três cilindros a gasolina, turbocomprimidos, de 1,5 litros de capacidade. Motorizações essas que não estão presentes, por exemplo, no mercado dos EUA.

Weber não adiantou quais os futuros modelos que serão equipados com motores V8, embora seja seguro afirmar que, sejam eles quais forem, só serão disponibilizados em mercados onde as restrições ambientais se mostram menos severas.

É esperado que a próxima geração do X5 e os X6 e X7 renovados mantenham o motor biturbo de 4,4 litros, já oferecido nos EUA e No Médio Oriente. Contudo, ainda é preciso aguardar pelo anúncio oficial da marca.