As versões desportivas da nova geração do BMW 5 já foram reveladas. Vão estar disponíveis duas versões, M5 e M5 Competition, com potências de 600 cv e 625 cv, respetivamente. Além disso, existem três modos de tração e quatro de condução. Incluindo um especificamente para "drift".
Após a apresentação oficial da nova geração do BMW Série 5, a marca bávara não perdeu muito tempo a revelar as versões desportivas desta gama: M5 e M5 Competition.
À primeira vista parecem não haver muitas diferenças estéticas, mas após uma análise mais cuidada podem ser constatadas algumas alterações, mesmo que subtis.
A parte frontal do novo BMW M5 recebe uma grelha maior em duplo rim que se prolonga para baixo, enquanto pára-choques apresenta um desenho com uma forma mais esculpida.
Além disso, a ampla entrada de ar hexagonal ao centro integra o refrigerador do óleo e o sensor de radar para o sistema de controlo ativo da velocidade de cruzeiro (ACC). Os faróis em forma de L também são novos e transmitem uma imagem mais esguia do que na geração anterior.
LEIA TAMBÉM
BMW Série 5 elétrico bate o M5 aos pontos…
A traseira também recebeu algumas alterações subtis no seu desenho que incluem um pára-choques mais envolvente, luzes distintas e ponteiras de escape com desenho específico M. As jantes de 19 polegadas também são exclusivas destas novas versões BMW M5.
A versão M5 Competition recebe ainda inserções em preto na grelha dianteira, nas luzes traseiras, no spoiler da mala, assim como logotipos específicos e pinças de travão em vermelho ou negro lacado.
Interior específico
A principal alteração no habitáculo do M5 consistiu na introdução de dois enormes ecrãs de 12,3 polegadas, localizados no topo da consola central e no painel de instrumentos. A compatibilidade com Apple CarPlay e o Android Auto é de série e, pela primeira vez no M5, com ligação sem fios.
A consola central herdou o mesmo conceito de comando com dois botões introduzido no BMW M8. Assim, o botão M permite alterar entre as configurações Road, mantendo ativos todos os sistemas de assistência à condução.
Por sua vez, o botão Sport pode ser programado para impedir intervenções dos sistemas de assistência na travagem e na direção, apresentando apenas as restrições a ultrapassagens e limites de velocidade.
A inclusão do sistema iDrive7 permitiu a disponibilização do sistema de navegação da BMW baseado na cloud.
O equipamento de série do BMW M5 oferece o assistente de manutenção de faixa de rodagem, travagem de emergência automática com deteção de peões, alerta de tráfego na traseira e comutação automática dos máximos.
O pacote Driving Assistant Professional integra a lista de opcionais, oferecendo o avançado sistema de Cruise control adaptativo da BMW com stop and go e a função de assistente de filas de trânsito nos mercados onde existe essa funcionalidade.
Duas motorizações
No capítulo mecânico não houve alterações, continuando a marca alemã a recorrer ao motor biturbo V8 de 4,4 litros, que desenvolve 600 cv no M5 e 625 cv no M5 Competition. O binário máximo é idêntico em ambas as versões: 750 Nm.
Em termos de prestações, a BMW anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e 3,3 segundos para o M5 e M5 Competition, respetivamente. Em ambos os casos, a velocidade é de 305 km/h.
O BMW M5 e o M5 Competition vem equipados de série com o sistema de tração integral xDrive que permite ao condutor selecionar os modos de tração 4WD, 4WD Sport e 2WD.
Este último funciona como um modo para drift. O novo desportivo da BMW oferece ainda quatro modos de condução: Comfort, Sport, Sport+ e o novo Track.
O BMW M5 e o BMW M5 Competition começam a ser comercializados em agosto. Na Alemanha, estarão disponíveis a partir de 120.900 euros e 129.900 euros, respetivamente.