BMW M5 estreia sistema híbrido plug-in com 727 cv

O novo BMW M5 entra na era da eletrificação com uma revolucionária motorização híbrida plug-in que desenvolve uma potência de 727 cv.

O novo BMW M5 entra na era da eletrificação com uma revolucionária motorização híbrida plug-in que desenvolve uma potência de 727 cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 3,5 segundos.

A BMW vai introduzir a sétima geração do M5, que passa a ser a mais potente de sempre, graças a um sistema híbrido plug-in que debita uns impressionantes 727 cv e um binário de 1000 Nm.

O novo BMW M5 utiliza o já conhecido motor V8 de 4,4 litros, já conhecido do BMW XM, com a tecnologia M Twin Power Turbo e um motor elétrico. O sistema é gerido por uma caixa M Steptronic, de oito velocidades, com modos 4WD Sport e 2WD, permitindo diferentes experiências de condução.

A potência e o binário são distribuídos pelas quatro rodas através do sistema de tração integral M Drive. Para oferecer os mais elevados níveis de estabilidade e conforto, o BMW M5 Hybrid recebe uma suspensão adaptativa M com direção ativa integral.

Mais pesado do que o antecessor

A bateria permite de iões de lítio com capacidade de 16,8 kWh permite percorrer entre 67 quilómetros a 69 quilómetros em modo elétrico em ciclo combinado WLTP, a uma velocidade até 140 km/h. A bateria pode ser carregada externamente em corrente alterna num posto com potência até 7,4 kW.

Em termos de aceleração dos 0 aos 100 km/h, a marca anuncia 3,5 segundos em modo elétrico, mais 0,3 segundos do que na geração anterior, não obstante a maior potência. A explicação está relacionada com o peso mais elevado do novo M5 PHEV que acusa na balança 2445 kg contra 1971 kg do seu antecessor. 

A velocidade máxima não registou alterações, sendo de 250 km/h na versão "standard" ou 306 km/h com pacote M Driver. Para responder cabalmente a estas elevadas prestações, o sistema de travagem é, de série, M Compound, estando disponível, em opção, os travões M Carbon.

Imagem M

O BMW M5 Hybrid apresenta um design exterior marcado pelos proeminentes arcos das rodas, saias laterais, pára-choques dianteiro esculpido e vários detalhes estilizados, como o logótipo "M5" na coluna C.

O interior luxuoso é realçado com características específicas do pack M: incluindo o volante M, bancos multifuncionais M e o BMW Curved Display, proporcionando uma experiência de condução avançada e personalizada. A dotação de série inclui ainda o sistema de som Bowers & Wilkins, o BMW Live Cockpit Professional, o sistema de navegação BMW Maps e a climatização de quatro zonas.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bmw-m5-hybrid_galeria_006.jpg]

A versão desportiva da Série 5 da BMW conta com uma vasta gama de sistemas de assistência à condução, destacando-se o Driving Assistant Professional e o Parking Assistant Professional. Estes sistemas proporcionam funções avançadas de estacionamento e condução, melhorando a segurança e o conforto em todas as situações.

Estreia mundial em Goodwood

O BMW M5 Hybrid vai ter estreia mundial no Festival de Velocidade de Goodwood, já em julho, estando previsto o início da produção na fábrica de Dingolfing na Alemanha no mesmo mês. 

LEIA TAMBÉM
Além da i5. Nova BMW Série 5 Touring em Portugal também com Diesel

O lançamento mundial vai ocorrer novembro de 2024, juntamente com o BMW M5 Touring. Os principais mercados para o novo BMW M5 serão a América do Norte e a Europa, destacando-se os EUA como o maior mercado individual, e seguidos pela Grã-Bretanha, Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Canadá.

O BMW M5 Hybrid já está disponível para encomenda, com preços a partir de 168 mil euros.