Abram alas! BMW M5 CS estreia-se como o mais exclusivo e potente de sempre

A BMW acaba de apresentar, oficialmente, o novo BMW M5 CS, com V8 4.4 litros de 635 cv, a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3s.

O momento chegou: aguardada há vários meses, a nova e mais radical variante do novo BMW M5, denominada CS, acaba de ser oficialmente apresentada, e com muita adrenalina à mistura. Resultado não apenas de V8 4.4 litros a debitar 635 cv de potência, mas também de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que três segundos!

Depois das promessas e teasers capazes de deixar muitos fãs de água na boca, eis que a BMW dá a conhecer o mais potente, mais desportivo, mas também mais exclusivo, dos Série 5 desta nova geração. Capaz, entre outras qualidades, de fixar novas metas, no que ao desempenho diz respeito.

A justificar tais atributos, a marca de Munique começa por destacar uma redução de peso, face à já bastante apurada versão M5 Competition, que chega aos 70 kg, e a que se junta, depois, um V8 4.4 litros Twin-Turbo a gasolina, com 635 cv de potência e 750 Nm de binário, que faz deste M5 CS o modelo mais potente de sempre na história da divisão M.

Conjugado com uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com sistema Drivelogic e tracção integral xDrive, o BMW 5 CS consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3 segundos, para passar, em seguida, os 200 km/h, em tão-só 10,3 segundos. Tudo isto, com o ponteiro da velocidade a parar abruptamente nos 305 km/h, devido a limitação electrónica.

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Naturalmente, prestações desta natureza, têm os seus custos, que, no caso desta versão limitada e ultra-exclusiva, representam um consumo combinado de 11,3 l/100 km e emissões de 257-248 gramas, já segundo a norma WLTP.

Sob o signo do dourado... e da fibra de carbono

Numa proposta em que o fantástico chassis é meio-caminho andado para o sucesso, molas e amortecedores específicos, e adaptados ao peso mais baixo do conjunto, contribuem, juntamente com o set de pneus Pirelli PZero Corsa de medidas 275/35 R20 à frente e 285/35 R20 atrás, e discos de travão em carbo-cerâmica com pinças em vermelho, para a maior eficácia no desempenho. Reflectindo, igualmente e conjunto com as luzes diurnas em amarelo, não em branco, a natureza mais desportiva desta proposta...

Aliás, sobre o exterior, é caso para dizer que a extensa utilização da fibra de carbono, conjugada com as jantes e moldura da grelha frontal em dourado - aliás, a BMW designa este acabamento de Gold Bronze -, não passa despercebida. Marcando presença em componentes como o capot do motor (o qual ganha ainda entradas de ar para uma melhor dissipação do calor), spoiler frontal, difusor e spoiler traseiro, e capas dos retrovisores. Já para não falar no tampa do motor, também em CFRP, ou seja, Plástico Reforçado com Fibra de Carbono.

A mesma escolha é possível encontrar no interior do habitáculo, onde não faltam, igualmente, os pormenores identificativos desta versão CS, traduzidos em logotipos 'M5 CS', nos bancos, interior das portas e tablier. Destacando-se, ainda, um novo apoio de braço central fixo, o qual, substituindo a solução de abertura com alçapão, contribui, igualmente, para uma redução significativa de peso.

Contudo e se está à espera de ver um BMW M5 totalmente despido, desengane-se; pelo contrário, não faltam elementos de conforto, a começar pelo generoso ecrã táctil de 12,3", parte do sistema de infoentretenimento, a que se junta ainda uma decoração a Preto Merino e Vermelho Mugello, a utilização abundante da pele, mas também um habitáculo de lotação limitada a apenas quatro passageiros. Isto porque, enquanto os passageiros dos lugares da frente beneficiam de uns apaixonantes bancos M Carbon, atrás, os ocupantes não vão pior sentados, dispondo de bancos muito semelhantes aos da frente, individuais, a garantirem óptima envolvência. Sendo que, entre eles, apenas uma pequena consola.

Como pormenor curioso, o facto dos quatro bancos exibirem, nos encostos de cabeça, o traçado do Nürburgring Nordschleife, local onde vários protótipos foram avistados, ainda durante a fase de desenvolvimento.

A partir de 225 mil euros

Já disponível nesta versão limitada presente nas fotos, o novo BMW M5 CS chegará ao mercado, já como modelo para o próximo ano. Tudo apontando para que, nos mercados europeus, a comercialização dessa versão "standard", comece apenas na próxima primavera, ou seja, em abril de 2021.

Com uma produção limitada a 1.100 unidades, o novo BMW M5 CS é proposto com preços a partir de 180,400 euros, na Alemanha. Já em Portugal, um valor "ligeiramente" maior: 225.000 Euros.

É caro? É, mas não temos dúvidas de que valerá todos os cêntimos nele investidos!...