O BMW mais rápido. Veja o exclusivo M4 CSL a "devorar" o Nordschleife

Versão homologada para estrada que é também a mais próxima do GT3, o BMW M4 CSL demonstra o porquê de ser o BMW no Nordschleife.

Versão com uma produção limitada a não mais que1.000 unidades, o BMW M4 CSL é também o BMW com a volta mais rápida ao Nordschleife do traçado de Nürburgring. Não acredita? Este é que o vídeo que o comprova!

Muito mais do que um "simples" M4, desde logo, fruto de uma potência aumentada para os 550 cv e um binário fixado nos 649 Nm, ambos retirados do mesmo seis cilindros 3,0 litros biturbo que impulsiona o GT3 de competição, o BMW M4 'Competition Sport Lightweight', ou apenas 'CSL', é, na verdade, o mais aproximado que é possível ter, de um BMW de competição, homologado para a utilização nas estradas do dia-a-dia.

A confirmar muitas das suas aptidões, os resultados obtidos pelos nossos colegas da Sport Auto, que decidiram levar o M4 CSL até ao circuito alemão de Nürburgring, com o objectivo declarado de colocá-lo à prova no mítico Nordschleife. Tendo conseguido tempos que, na realidade, não andaram muito longe da marca que permitiu a este modelo sagrar-se o BMW mais rápido de sempre a cumprir uma volta ao 'Inferno Verde'.

Foto: Sport Auto YouTube
Foto: Sport Auto YouTube

Com o piloto alemão Christian Gebhardt ao volante, o M4 CSL acabou realizando como melhor volta aos 20,6 km do traçado, 7:17.08 minutos, tempo que ficou a menos de dois segundos da marca recorde de 7:15.677 minutos obtida pela própria BMW, em 2022.

Ainda assim e apesar de não ter batido o registo, o registo em vídeo não deixa dúvidas quanto à capacidade desta edição limitada do M4 para somar curvas a uma velocidade estonteante, revelando uma estabilidade e aderência de que nem todos os verdadeiros desportivos se podem gabar.

LEIA TAMBÉM
Apenas 1000 unidades. BMW M4 CSL revelado com 550 cv

De resto, vale a pena também recordar que este BMW conta apenas com tracção traseira, ajudada por uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, que, em conjunto com um peso total de pouco ultrapassa os 1.600 kg, lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,6 segundos, mas também os 200 km/h em qualquer coisa como 10,5 segundos.

Já a velocidade máxima, está limitada eletronicamente a 307 km/h.

https://youtube.com/watch?v=PijMa-9r5Rs&si=EnSIkaIECMiOmarE