Hoje em dia limitada aos sedans, a BMW prepara-se para voltar a oferecer versões M, em carroçaria de carrinha. Depois do desaparecimento da M5 Touring, a escolha passa agora por uma mais compacta M3... apontada, diretamente, à bem-sucedida Audi RS4 Avant!
Em comunicado, a BMW justifica que se trata de "um sonho tornado realidade", e que vem garantir uma "diversidade sem paralelo" à oferta de modelos M. Desde logo, porque ajudará a fazer crescer uma oferta da qual farão igualmente parte os futuros M3 e M4 Coupé, cuja apresentação está agendada para o próximo mês de setembro, além do M4 Convertible, previsto para 2021.
Ainda de acordo com a marca alemã, a futura BMW M3 Touring deverá começar o seu processo de desenvolvimento em breve, tendo como base as instalações do fabricante em Garching, perto de Munique. Sendo que, os testes em pista, previstos para Nürburgring, deverão começar pouco depois.
Entretanto, por conhecer continuam ainda os detalhes técnicos desta M3 Touring, a qual simboliza, também, o regresso deste tipo de carroçaria à oferta M, depois do desaparecimento da M5 Touring, em 2010.
LEIA TAMBÉM
Até já tem data. BMW prepara M5 100% elétrico com 1.000 cv potência
Confirmado, parece, no entanto, que a carrinha M não abdicará de usar o conhecido seis cilindros em linha a gasolina, partilhando, dessa forma, o sistema de propulsão com os futuros M3 e M4. Os quais prometem chegar com o bloco S58 de 3.0 litros Twin-Turbo a debitar, respectivamente, 480 e 450 cv de potência, naquela que será a sua versão de base.
De resto e a brincar um pouco com a situação, a BMW também refere que, "quaisquer especulações, sobre o motor ou performance, são bem-vindas", confirmando, desde já, que a carrinha não deixará de ostentar aquelas que são algumas das características dos modelos M. Como é o caso dos eixos mais largos, generosas entradas de ar frontais e as já tradicionais quatro ponteiras de escape.
A par destas qualidades, a BMW M3 Touring manterá, ainda, a habitabilidade e capacidade de carga das suas variantes mais convencionais. Garantindo, dessa forma, a concretização das "expectativas de todos aqueles que desejam levar a interacção específica do M, do desempenho orientado para a performance, e a adequação para o dia-a-dia, ao extremo".
Embora ainda sem data específica de lançamento, a BMW assume pretender que a carrinha M3 possa ser lançada no mercado depois da variante descapotável do M4, ou seja, já em 2022. Até porque, assume, o processo de desenvolvimento do modelo, que deverá prolongar-se por cerca de dois anos, está ainda no início.