Chegam na primavera do próximo ano, os novos desportivos BMW M3 Sedan e M4 Coupé, que recebem motores de seis cilindros em linha e configurações específicas para oferecerem uma experiência de condução de nível superior. Se não for suficiente, a marca propõe as versões Competition, com afinações específicas para pista.
Após uma grande expetativa, a BMW revelou oficialmente a nova geração dos desportivos M3 Sedan e M4 Coupé, assim como as respetivas variantes Competition. A comercialização destes novos modelos da marca bávara está prevista para março de 2021.
À semelhança dos protótipos que deram origem a estes modelos - um sedan com lotação até cinco ocupantes e um coupé de quatro lugares - a gama de motorizações disponíveis também oferece aos clientes uma ampla escolha de configurações possíveis.
Os novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé recebem um motor de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo, que oferece uma potência máxima de 480 cv, transmitida às rodas traseiras por uma caixa manual de seis velocidades.
Nas versões M3 Competition Sedan e M4 Competition Coupé, a potência aumenta para os 510 cv e a caixa de velocidades já é automática de oito relações com Drivelogic.
Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,2 segundos para o BMW M3 Sedan e M4 Coupé, e 13,7 segundos para alcançarem os 200 km/h.
As variantes Competition necessitam de menos 0,5 segundos para atingirem os 100 km/h e aceleram dos 0 aos 200 km/h em 12,5 segundos.
A oferta será complementada no verão de 2021 com as variantes M xDrive, permitindo aos clientes optarem, pela primeira vez, com um sistema de tração integral desenvolvido para automóveis desportivos.
Soluções testadas pela divisão M
A BMW propõe três perfis diferentes para o sedan e para o coupé, beneficiando desenvolvimentos e melhorias conduzidos pela divisão M e testados no carro de competição BMW M4 GT3.
Todos os modelos BMW M dispõem de um chassis e de uma carroçaria com uma elevada rigidez torsional, proporcionando uma combinação de dinamismo, agilidade, precisão e resistência a forças laterais.
Um pacote específico de apoios do motor, um subchassis dianteiro com painel em alumínio, apoios na parte inferior da carroçaria e um subchassis no eixo traseiro com uma ligação rígida à carroçaria contribuem para um comportamento preciso e previsível do automóvel.
A suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente, uma direção assistida M Servotronic com uma relação variável e uma versão específica M do sistema de travagem integrado contribuem igualmente para sublinhar o caráter desportivo destes modelos.
Assinatura visual BMW com apontamentos M
Os novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé apresentam uma imagem exterior que reforça o seu caráter desportivo, mantendo, no entanto, a atual linguagem de design da marca de Munique.
A grelha vertical dianteira de duplo rim com barras horizontais possui um visual específico M, assim como cavas das rodas esculpidas e as saias laterais. O sedan possui ainda um teto em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) com aletas otimizadas aerodinamicamente e dois tubos de escape duplos.
As luzes LED passam a integrar a dotação de série, enquanto as luzes adaptativas LED com BMW Laser Light são opção.
O habitáculo distingue-se pelas suas superfícies claramente estruturadas e por um design ergonómico para assegurar que o condutor se mantenha totalmente concentrado na intensa experiência de condução.
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Os bancos desportivos são novos e ajustáveis eletricamente, possuindo revestimentos em couro e ventilação. O sistema de comando também é novo e inclui um conjunto de novas funções.
O sistema opcional M Drive Professional faz aqui a sua estreia e foi concebido para a condução em pista. Inclui o sistema M de Controlo de Tração, que permite uma nova função integrada de limitação de anti-patinamento das rodas.
Configurações à escolha do condutor
Os BMW M3 Sedan e M4 Coupé dispõem de um botão 'Setup' que assegura um acesso direto às opções de configuração do motor, chassis, direção e sistema de travagem.
O painel de controlo na consola central inclui, de série, o botão Modo M, que pode ser utilizado para ajustar a resposta e as caraterísticas dos sistemas de assistência à condução, sendo as informações apresentadas do painel de instrumentos e no Head-Up Display.
No que se refere a sistemas de assistência à condução dos novos desportivos da BMW, o Park Distance Control com sensores à frente e atrás é de série, assim como o assistente de colisão frontal, o assistente de manutenção na faixa de rodagem e o sistema de informação de limite de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito.
O equipamento de conforto inclui ar condicionado com três zonas, luzes interiores em LED, sistema de altifalanttes hi-fi e BMW Live Cockpit Professional, com sistema de navegação e assistente pessoal.