Com M xDrive de série. BMW M3 e M4 já têm versões Competition

A BMW acaba de dar a conhecer as versões Competition dos novos M3 e M4, marcadas pela tracção M xDrive e diferencial activo M.

A BMW acaba de dar a conhecer as versões Competition dos novos M3 e M4, marcadas, desde logo, pela disponibilização da tracção integral M xDrive e diferencial activo M. Argumentos que, entre outras mais-valias, ajudam a garantir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, em apenas 3,5 segundos. A partir de julho, na Alemanha.

Embora mantendo o já conhecido seis cilindros em linha 3.0 litros Twin-Turbo, a anunciar 375 cv de potência e 650 Nm de binário, estas novas versões Competition do M3 e M4 beneficiam, no entanto, de dois outros importantes argumentos, ambos preparados à medida e propostos de série: uma caixa automática de oito velocidades e um sistema de quatro rodas motrizes, ambos com a sigla 'M' gravada.

Sobre a transmissão automática, a BMW revela que apresenta "uma embraiagem multi-placa controlada eletronicamente e inserida na caixa de transferências, para uma distribuição totalmente variável e mais suave do binário, entre as rodas da frente e de trás".

A par da transmissão, um diferencial activo M com sistema de controlo de tracção M integrado, eixos de transmissão e saída especialmente desenhados, além de um Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC), que visa "produzir uma experiência de direção extremamente dinâmica, combinando a sensação habitual de um modelo M, com uma capacidade tração aprimorada e com elevada estabilidade direccional".

LEIA TAMBÉM
Já em 2021. Porta-estandarte elétrico BMW iX chega com duas versões

De resto, o sistema de tracção integral M xDrive conta, ainda, com três modos de funcionamento, ainda que com a tecnologia a privilegiar, invariavelmente, a tracção traseira. Sendo que, mesmo com o modo 4WD ligado, são sempre as rodas traseiras que recebem mais binário.

Contudo, as novidades, nestas versões Competition, não se ficaram por aqui, com a BMW a fazer, igualmente, melhoramentos na suspensão e na direcção, visando garantir que, tanto as variantes de tração traseira simples, quanto os novos irmãos M xDrive, não deixem de destacar-se". "Graças, também, às características da direção M, projetada sem concessões".

Finalmente, a BMW anuncia, ainda, ter instalado um novo sistema de abastecimento de óleo para o motor.

Graças a todos estes argumentos, assim como as jantes de 19 e 20" com acabamento em Jet Black, tanto o M3 Competition, como o M4 Competition, conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, ou seja, menos 0,4 segundos que as versões de tracção exclusivamente traseira. Sendo que, mantido o acelerador a fundo, ambas as versões conseguem atingir os 290 km/h.

Disponível em Julho... na Alemanha

Embora, para já, sem divulgar preços, a BMW também anunciou que ambas as versões Competition do M3 e M4 iniciarão comercialização já no próximo mês de julho, na Alemanha. Seguindo-se, então, os restantes mercados.