Especialmente entre os apaixonados da condução, o surgimento de um novo BMW M3, é sempre um momento excitante. Razão pela qual as imagens agora surgidas daquela que será a próxima geração M3, denominada internamente G80, prometem provocar, até pelas novidades, intensos comentários e discussão!
Até aqui sob um enorme manto de secretismo, a próxima geração BMW M3, acaba de ser ligeiramente desvendada, pelos nossos colegas da Carscoops, através de algumas fotos que surgem agora na Internet.
LEIA TAMBÉM
Novo BMW M3 Diesel promete apimentar o debate
Embora algumas delas captadas de locais com não muita visibilidade, a verdade é que não deixam de fazer antever, desde já, grandes e importantes alterações, estéticas também, naquele que é uma das referências entre as berlinas realmente desportivas do mercado. E que, acrescente-se, vão ainda mais além, do que os renderings da habitualmente bem informada sobre assuntos da BMW, Bimmerpost, faziam prever!
As novidade começam, desde logo, no aspecto exterior, com as imagens agora reveladas a confirmarem aquilo que muitos apaixonados pelo modelo certamente não previam: também o futuro M3 vai passar a ostentar a "gigantesca" grelha de duplo rim que o X7 estreou. Ligeiramente mais pequena - naturalmente... -, mas, ainda assim, enorme!
De resto, importa recordar que, a nova "imagem de marca" da BMW, já foi, igualmente, "confirmada", no M4, a variante de apenas três portas do M3, pelo que, seria difícil à nova geração do modelo, escapar a esta - dura? - realidade...
Finalmente e ainda no exterior, as fotos divulgadas pela Carscoops fazem igualmente antever pára-choques, dianteiros e traseiros, ainda mais volumosos, saias laterais maiores, um pequeno spoiler na tampa da mala, e um pára-choques traseiro redesenhado, integrando um generoso difusor e quatro saídas de escape.
Quanto ao interior, as imagens desvendam bancos desportivos com a insígnia M, a que se juntam os já conhecidos painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, mais o ecrã do sistema de infoentretenimento, com 10,25". Sendo que, é, igualmente expectável, a introdução de novos elementos decorativos, por exemplo, de fibra de carbono.
CLAR e com novo S58 a acelerar
Na vertente técnica, o BMW M3 G80 recorrerá à plataforma CLAR, o que faz prever, desde logo, um modelo mais leve e ágil que a atual geração F80. A que se juntará, depois, a nova tecnologia de amortecedores estreada com o novo Série 3, além possibilidade de adopção de um novo sistema de suspensão adaptável.
Como propulsor, o futuro M3 deverá ostentar o novo bloco S58, um seis cilindros 3.0 biturbo que impulsiona, igualmente, propostas como o X3 M e X4 M. E cuja potência poderá variar entre os 480 cv da versão dita normal, e os 510 cv do M3 Competition.
Tudo isto, claro, enviado, preferencialmente, para as rodas traseiras, através do mesmo sistema de tracção integral já estreado no Série 5, e com recurso a uma transmissão que, esta sim, continua com um grande ponto de interrogação. Já que, não se sabe, ainda, se o G80 manterá a possibilidade de contar com caixa manual, ou se, pelo contrário, já só existirá com transmissão automática.
Ainda assim, rumores apontam no sentido de que, pelo menos as versões com tracção apenas traseira, possam vir a envergar a tradicional caixa manual de seis velocidades...
Ainda para 2020?...
Quanto à chegada ao mercado deste novo BMW M3 G80, as previsões iniciais, pré-pandemia de coronavírus, apontavam para que o modelo pudesse desembarcar nos concessionários em meados de 2020.
No entanto e face aos efeitos do COVID-19 em todos os sectores da indústria e da própria sociedade, o mais certo é que o futuro e muito aguardado BMW M3, apenas se apresente ao serviço, no final de 2020, ou até mesmo no início de 2021.