Graças a uma cura de emagrecimento e a umas melhorias no motor, o novo CS é o BMW M3 mais potente de sempre, mas a produção será limitada. Só estará disponível com transmissão automática e tração integral.
A BMW tem vindo a lançar versões Clubsport dos seus modelos desde o E9 para demonstrar que ainda é possível ir mais além do que o CSL. Após a geração anterior do M3 ter recebido um tratamento CS no final de 2017 com mais potência e menos peso, o seu sucessor recebeu a mesma receita.
À semelhança do modelo F80 está disponível apenas com caixa automática, mas existe uma grande diferença: enquanto o anterior M3 tinha tração traseira, o novo tem xDrive (com tração traseira selecionável).
Os engenheiros da BMW M aumentaram a potência do motor biturbo de 3,0 litros "S58" para os 550 cv, idêntica à do M4 CSL com tração traseira. Não é o seis em linha mais potente de sempre da BMW porque o ultra-raro 3.0 CSL é ainda mais, com 560 cv. O binário máximo de 650 Nm é igual ao do M3 Competition xDrive, no qual se baseia o CS.
Cura de emagrecimento
Além dos 41 cv adicionais, o BMW M3 CS perdeu aproximadamente 34 quilogramas, graças a uma cura de emagrecimento que inclui plástico reforçado com fibra de carbono.
Este material foi aplicado no capot, no splitter dianteiro, nas entradas de ar, nas capas dos espelhos retrovisores, no difusor traseiro e no spoiler da bagageira.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/bmw-m3-cs_001.jpg]O tecto é feito do mesmo material, que também pode ser encontrado nas patilhas da caixa de velocidades, na consola central e nos frisos do painel de bordo. A dieta compreendeu ainda um silenciador traseiro em titânio e assentos dianteiros estrutura em carbono.
A cadeia cinemática permite ao M3 CS acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, isto é, menos 0,2 segundos do que o Competition xDrive. O Pacote M Driver é de série, permitindo a esta berlina alcançar uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 303 km/h.
Produção limitada
Apesar de ser o BMW M3 com as mais elevadas prestações de sempre, os travões em carbono cerâmica integram a lista de opcionais, já que o carro vem com os habituais travões em material compósito. Os pneus dianteiros possuem a medida 275/35 ZR19 e os traseiros 285/30/ZR20, podendo ser Michelin Pilot Sport Cup 2.
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A BMW refere que a produção do M3 CS será limitada mas não avançou números. Como só foram fabricadas mil unidades do M4 CSL, tudo indica que o M3 CS será ainda mais exclusivo. Os preços para o mercado nacional ainda não estão disponíveis no configurador da marca.