A decisão estará já tomada: o futuro BMW M2 será o último modelo da divisão de performance da marca, a M, a exibir um motor exclusivamente de combustão. Ou seja, a despedida será já em 2023...
O anúncio desta decisão dos responsáveis máximos da BMW foi divulgada pelo próprio CEO da divisão 'M', Frank van Meel, numa altura em que o departamento responsável pela concepção das propostas mais desportivas da marca de Munique, tem já no horizonte a sua primeira proposta 100% elétrica: o XM. Cuja versão de produção, recorde-se, tem apresentação prevista ainda para 2022.
Quanto à escolha do próximo M2 como último 'M' a ostentar um motor exclusivamente elétrico, van Meel explicou, numa entrevista ao alemão Bimmer Today, que "o BMW M2 de seis cilindros em linha e tracção traseira será, definitivamente, uma pura máquina de condução".
Quanto ao resto, "é claro que vamos começar a ver a eletrificação a crescer noutras propostas e, naturalmente, das mais diferentes formas, a começar com os sistemas de 48V, híbridos plug-in e 100% elétricos", pelo que, "o M2 será o último M com trem de força a combustão pura e sem qualquer assomo de eletrificação, como seja um sistema de 48V".
Assim e perante esta certeza, se o leitor faz parte daquele lote de fãs da marca para quem a eletrificação de um 'M' é qualquer coisa como um crime de lesa-pátria, então, o melhor será começar a preparar-se para a chegada do futuro M2. O qual, além de ser o último 'M' com motor de combustão, também será, certamente, um dos últimos a ser proposto com caixa manual de seis velocidades.
LEIA TAMBÉM
BMW XM vai ter motor V8 eletrificado com 653 cv
De resto, também importa dizer que o M2 deverá entrar em produção lá mais para o final deste ano, no México, sendo que tudo aponta para que, também a apresentação, tenha lugar ainda este ano.
Entretanto, na agenda está a apresentação daquela que é uma estreia absoluta na oferta da BMW, a carrinha M3 Touring, e que terá lugar já no próximo dia 23 de junho, em pleno Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra.